Política

Câmara de Maceió realiza audiência para debater dificuldades de inserção de crianças com deficiência nas escolas municipais

A audiência pública foi convocada pela vereadora Teca Nelma (PSD)

Por 7Segundos 31/08/2023 12h12
Câmara de Maceió realiza audiência para debater dificuldades de inserção de crianças com deficiência nas escolas municipais
O relato das mães trouxe os desafios enfrentados para garantir a educação de seus filhos tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas - Foto: Dicom CMM

As dificuldades de inserção de crianças com deficiência nas escolas municipais de Maceió foram discutidas, na tarde desta quarta-feira (31), numa ampla audiência pública convocada pela vereadora Teca Nelma (PSD). Com o plenário da Casa de Mário Guimarães lotado, o debate teve representação do Poder Executivo, de profissionais da educação, além das mães e pais de pessoas com deficiência.

O relato das mães trouxe os desafios enfrentados para garantir a educação de seus filhos tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas.

Em seu pronunciamento, a vereadora Teca Nelma destacou que a demanda das pessoas com deficiência nas escolas não têm sido supridas. “Todos os dias eu recebo os relatos e denúncias de vocês expondo as dificuldades para garantir a educação de seus filhos. Faltam vagas, faltam profissionais direcionados, falta orçamento e planejamento para efetivar o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem plena dos estudantes com deficiência”, afirmou.

De acordo com a representante da Educação de Maceió, a Rede Municipal de Ensino conta com 3.541 estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno de aprendizagem, matriculados nas escolas. Das 148 instituições escolares, são 96 salas de recursos, 30 intérpretes de libras, 118 professores que atuam em educação especializada e 1.098 profissionais de apoio escolar.

O debate contou, também, com a presença dos vereadores Fábio Rogério (PSB), Olívia Tenório (MDB) e Fernando Hollanda (MDB).