Alagoas

Casos de Meningite Bacteriana em Alagoas acendem alerta

A meningite bacteriana, e mais especificamente a meningite meningocócica, tem sido uma ameaça crescente à população alagoana

Por 7Segundos 01/09/2023 14h02 - Atualizado em 01/09/2023 14h02
Casos de Meningite Bacteriana em Alagoas acendem alerta
Meningite - Foto: Reprodução

O estado de Alagoas enfrenta uma situação preocupante com relação aos casos de meningite em 2023, que já superam os registros do mesmo período no ano anterior, segundo dados da Sesau. A doença, que se manifesta de forma bacteriana, tem gerado crescente apreensão entre as autoridades de saúde, devido à sua maior letalidade em comparação à forma viral.


A meningite bacteriana, e mais especificamente a meningite meningocócica, tem sido uma ameaça crescente à população alagoana nos últimos meses. Nos últimos 12 meses, foram registrados 25 casos da doença no estado, com 11 deles resultando em óbitos. É alarmante notar que nove dessas vítimas eram crianças com até quatro anos de idade, ressaltando a vulnerabilidade desse grupo à meningite bacteriana.

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, caracterizada por síndromes clínicas que podem incluir a meningite propriamente dita e a forma mais grave, a meningococcemia. Essas síndromes podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. A prevenção desempenha um papel crucial no combate à doença, e a vacinação é a principal medida preventiva.