Saúde

Vigilância Sanitária de Maceió interdita duas farmácias irregulares na parte alta da capital

Estabelecimentos não possuíam alvará sanitário e autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Por 7Segundos com Assessoria 01/09/2023 15h03
Vigilância Sanitária de Maceió interdita duas farmácias irregulares na parte alta da capital
Estabelecimentos foram autuados e vão responder a processos administrativos - Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta sexta-feira (1º), duas farmácias que estavam funcionando em descumprimento das normas sanitárias, sendo uma no bairro Clima Bom e outra na Cidade Universitária. Os estabelecimentos funcionavam sem o alvará sanitário, responsável técnico e autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“As farmácias precisaram ser interditadas, porque ambas não possuíam a documentação para seus respectivos funcionamentos, como alvará sanitário e a autorização de funcionamento, que é uma permissão da Anvisa para a empresa exercer atividades com medicamentos ou insumos farmacêuticos. É preciso que elas se adequem a essas normas, pois prezamos pela saúde do consumidor e não podemos permitir que os estabelecimentos funcionem de maneira irregular”, afirma o chefe especial da Visa, Airton Santos.

Os estabelecimentos foram autuados e responderão a processos administrativos, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 19 mil. As farmácias terão um prazo de 90 dias para se adequarem à legislação sanitária e solicitarem a desinterdição.

Disque Denúncia


Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo número do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.

Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.