Geral

Secretário de Inovação de Maceió conhece projeto de cursos tecnológicos do Ifal Arapiraca

Espaço 4.0, presente no campus, ajuda jovens de 18 a 29 anos a desenvolverem habilidades técnicas em áreas como robótica e eletrônica

Por 7Segundos com Assessoria 04/09/2023 19h07 - Atualizado em 04/09/2023 20h08
Secretário de Inovação de Maceió conhece projeto de cursos tecnológicos do Ifal Arapiraca
Visita técnica ao espaço 4.0 do Ifal Arapiraca. - Foto: Cortesia

O secretário de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação de Maceió, Sérgio Túlio Cavalcante, visitou o Espaço 4.0, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Arapiraca, na última quinta-feira (31). O objetivo foi conhecer o projeto, que garante acesso à tecnologia para jovens desenvolverem habilidades técnicas e estudar possíveis aplicações do modelo na capital.

"Um dos objetivos da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação é buscar formas de promover a alfabetização digital para a população de Maceió. O Espaço 4.0 é uma ótima possibilidade, pois fica em uma instituição de ensino, aproveitando toda a capacidade técnica dos professores, mas consegue atender a comunidade como um todo", disse Sérgio.

Também estiveram presentes na visita a subsecretária Rosa Ferro, a assessora jurídica Fábia Peixoto Daniel e o diretor de Tecnologia da Informação (TI) Raimundo Barreto. O Espaço 4.0 no campus do Ifal foi resultado do investimento de mais de R$ 2 milhões de recursos federais, garantidos pelo senador Rodrigo Cunha.

Entre os cursos ofertados pelo serviço no Agreste, estão robótica, eletrônica e internet das coisas, áreas que fazem parte da chamada Indústria 4.0. Todos os alunos recebem certificado de conclusão ao final do treinamento. Segundo Renata Soares, coordenadora dos Espaços 4.0 do Ifal Arapiraca, a iniciativa, que está em funcionamento desde março do ano passado no campus, já beneficiou 200 jovens da região até agora.

“Em muitos casos, este é o primeiro contato de uma pessoa com tecnologias como robôs, drones e impressoras 3D. Nós atendemos estudantes que nunca haviam utilizado um computador, e em um mês, tinham construído seu próprio site, aplicativo ou circuito eletrônico. Com certeza esta é uma oportunidade única para diversos jovens em vulnerabilidade social”, destacou a coordenadora.

Além do Ifal de Arapiraca, os Espaços 4.0 estão presentes nos campis de Palmeira do Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Viçosa e Maragogi.