Cultura

Cultura Nas Grotas leva diversão e aprendizado para moradores do Jacintinho

Dia foi de produção com argila na Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Santo Onofre e comunidade São Rafael

Por Secom Alagoas 06/09/2023 14h02
Cultura Nas Grotas leva diversão e aprendizado para moradores do Jacintinho
Cultura Nas Grotas leva diversão e aprendizado para moradores do Jacintinho - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) realizou na Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Santo Onofre e Comunidade São Rafael, no bairro do Jacintinho, em Maceió, a ação Cultura nas Grotas, com a Oficina de Modelagem em Argila (cerâmica) A ação, promovida nesta segunda-feira (4), faz parte do programa do Governo de Alagoas Vida Nova nas Grotas.

A oficina foi comandada pelo o professor e escultor João Carlos, com a mediação da superintendente de Políticas Culturais da Secult, Janinne Miranda, e ensinou as técnicas utilizadas para produzir esculturas e utilitários para crianças e adultos da comunidade.

O professor expressou sua satisfação de fazer parte da atividade. “É uma experiência muito gratificante, não só para os alunos como para mim. Acredito que a arte que eu produzo é parte da minha vida através das minhas mãos. Agora, está sendo repassada para renovar outras, assim como é o ideal desse lindo projeto. Comprei essa ideia porque isso é parte da minha missão como artista”, afirmou, emocionado, João Carlos.

A tarde foi de muito aprendizado e diversão entre os participantes de todas as idades, que mostraram habilidade na hora de moldar suas obras de arte. Uma forma de, além de explorar novos talentos, expandir a capacidade de cada um.

A superintendente disse que a iniciativa pretende explorar a criatividade e a personalidade dos alunos. “Trabalhando esse processo de aprendizagem com o professor, queremos desenvolver as possibilidades que existem através do artesanato e da cerâmica, que é a matéria que estamos utilizando hoje. Essa iniciativa também é um pensamento para nosso futuro, já que o que pode começar como uma atividade recreativa pode gerar, futuramente, novos artesãos e empreendedores do nosso estado”, ressaltou Janine Miranda.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, afirmou que é encantador ver até onde a cultura pode chegar e o que ela pode fazer na vida das pessoas. “Ações como essas, que visam o futuro cultural do estado, são essenciais e de grande entusiasmo. Que esse seja o primeiro passo de uma longa caminhada de sucesso desse programa,” concluiu a gestora.

O Programa

O Vida Nova nas Grotas é um projeto do Governo de Alagoas que envolve diversas secretarias como uma plataforma de projetos, planos e ações com foco nas populações mais vulneráveis de Maceió. A ação inclui intervenções urbanas e territoriais que buscam a diminuição de desigualdades espaciais e de acesso a serviços.