Capital

Fiscalização em obras irregulares incentivadas por vereador no litoral norte acaba em protesto e prisão de suposto líder comunitário

Homem foi preso após luta corporal com agentes do DMTT e Guarda que davam suporte à ação do município

06/09/2023 16h04 - Atualizado em 06/09/2023 16h04
Fiscalização em obras irregulares incentivadas por vereador no litoral norte acaba em protesto e prisão de suposto líder comunitário
Confusão entre liderança comunitária e agentes do DMTT e Guarda termina com líder preso - Foto: Reprodução

Uma grave discussão após um protesto de moradores na região norte de Maceió, ocorrido na tarde desta quarta-feira (06) terminou com um tiro disparado para o alto e um manifestante conduzido até a Central de Polícia.

O protesto, promovido pelo que seriam moradores locais, ocorreu na AL-101 Norte, nas proximidades da ponte que dá acesso à Praia da Sereia. Manifestantes colocaram pneus e outros materiais na pista e logo depois atearam fogo, fechando toda a via. O Centro de Gerenciamento de Crises da PM foi chamado ao local.

Em outro ponto, na região de Ipioca, agentes da DMTT e da Guarda Municipal discutiram com uma liderança comunitária do local, que tentou impedir o acesso de equipes da prefeitura a obras irregulares. Houve um início de luta corporal, e um agente da Guarda disparou um tiro para o alto. O homem foi preso.

Segundo fontes ouvidas pelo portal 7 Segundos, os protestos têm motivação política, e aconteceram por conta da fiscalização municipal sobre obras que estão sendo executadas em áreas públicas na região de Riacho Doce e Ipioca, sem autorização municipal.

É de conhecimento da prefeitura de Maceió que associações comunitárias, financiadas pelo vereador licenciado e secretário de Prevenção à Violência de Alagoas, Kelman Vieira, estão promovendo obras de requalificação em ruas e praças de comunidades da região norte da cidade.

Essas obras são realizadas por profissionais não qualificados, sem autorização ambiental nem qualquer solicitação formal ao poder público. Em tentativas anteriores de fiscalizar e regularizar as obras, fiscais da prefeitura foram recebidos de forma agressiva por lideranças comunitárias.

Em nota, a prefeitura de Maceió afirma que pretende realizar as melhorias que estão sendo executadas por supostas associações de moradores, mas que está sendo impedida pelas lideranças comunitárias, culminando no acontecimento desta quarta, onde a Guarda Municipal teve que agir.