Geral

Policiais militares, familiares e amigos se despedem do tenente Taveira

Policiais militares, familiares e amigos se despedem do tenente Taveira

Por Assessoria com 7Segundos 11/09/2023 19h07
Policiais militares, familiares e amigos se despedem do tenente Taveira
Corpo do tenente foi sepultado com honras militares e presença do Comando da PMAL - Foto: Assessoria

Honras militares, orações e comoção marcaram a despedida do tenente da Polícia Militar de Alagoas, Abraão da Silva Taveira. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) no Cemitério São Miguel, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, terra natal do PM, que tinha 39 anos de idade e faleceu na sexta-feira (08), em Brasília/DF. Entre as homenagens, a despedida contou com a tradicional salva de tiros, guarda fúnebre composta por cadetes da PM e toque de corneta.

Os companheiros de “elmo” do tenente (como são chamados aqueles que, como ele, detêm a formação em policiamento de choque) encerraram o ato abraçados recitando a Oração do Choqueano: “A moral, a dignidade e a força do choqueano ecoarão pela eternidade e quando caminhar em direção a Vós (Deus) terei a certeza de que serei um Homem de Choque nesta e em outras vidas”, diz o trecho final da prece.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, assim como o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim e outros oficiais superiores estiveram presentes. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade de lotação do tenente Taveira, esteve representado por seu comandante, tenente-coronel Alexandre Jatobá, e seu efetivo. Oficiais e praças da Corporação, de instituições coirmãs, dos companheiros da turma de Aspirantes 2018 uniram-se aos familiares do combatente.

“Este é um momento de muita tristeza para todos nós que fazemos a Segurança Pública no Estado de Alagoas. Apesar da dor, estamos aqui rendendo todas as homenagens, prerrogativas e honras para este grande profissional da PMAL, nosso irmão tenente Taveira, um grande oficial”, destacou o coronel Paulo Amorim, que também deixou uma mensagem de encorajamento: “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”, reproduzindo o que está escrito na Bíblia Sagrada, no livro de Deuteronômio, capitulo 31, versículo oito.

Além de agradecer todo o apoio e homenagens recebidas neste período, o comandante-geral enfatizou também que já designou uma comissão que deve ir a Brasília. “Estivemos no Distrito Federal, dias após o acidente, e nos reunimos com os comandantes-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros [de lá] e também levamos nosso apoio à família do militar. Agora a família quer respostas, a Corporação, a sociedade alagoana querem respostas, e respostas técnicas. Vamos apurar até o fim e de forma rigorosa o que aconteceu antes, durante e após a instrução que vitimou nosso militar”, assegurou o coronel.

Cortejo e cerimônias

Na manhã de domingo (10), após receber honras militares em Brasília, o corpo do tenente chegou ao Aeroporto Zumbi dos Palmares em um avião da Força Aérea Brasileira, foi recebido pelo Comando Geral da PM, pelo secretário de Segurança Flávio Saraiva e pela tropa do Bope, incluindo os cães da unidade especializada. Em seguida, o caixão foi colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros e um grande cortejo percorreu as ruas de Maceió em direção à Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra.

No caminho, guarnições operacionais, prestavam continência e homenagens ao oficial. Uma multidão emocionada também se posicionou ao longo do trajeto para acompanhar nas ruas – fato que se repetiu em Garanhuns.

Ainda na noite de domingo, com a participação do governador interino, Ronaldo Lessa, ocorreu um momento ecumênico no Auditório da APMSAM. O ato foi celebrado pela Capelania da PM, representada pelo tenente-coronel, padre Epitácio Palmeira e pelo capitão e pastor Irland Chaves. Após ser velado por algumas horas, o cortejo seguiu para a cidade de Garanhuns, onde foi sepultado.

Tenente Taveira

O militar ingressou na PMAL em janeiro de 2016 e após concluir o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi declarado Aspirante da Turma 2018. O tenente era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) exercendo a função de comandante do Canil.

Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal.

No dia 30 de agosto de 2023, o tenente Taveira sofreu um grave acidente durante treinamento no Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal. Nos dias subsequentes esteve internado no Hospital de Base, mas não resistiu, vindo a falecer na última sexta-feira.