Política

Câmara discute implantação de sistema para garantir segurança em pontos de ônibus

Discussão foi articulada pelo presidente da casa vereador Galba Netto (MDB)

Por 7Segundos com Assessoria 12/09/2023 18h06
Câmara discute implantação de sistema para garantir segurança em pontos de ônibus
Galba Netto conversa com empresário empresário Guilherme Borges - Foto: Assessoria

A segurança nos pontos de ônibus da cidade, em especial, das mulheres foi o tema da reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Maceió. O vereador Galba Netto (MDB) conversou com o presidente do Sindicato do Transporte Urbano de Maceió, empresário Guilherme Borges, sobre o assunto.

A proposta é utilizar a tecnologia como forma de visualizar por meio de câmeras instaladas em painéis de publicidade que expõem mídia digital.

Na semana passada Galba fez uma indicação para a iniciativa seja adotada como forma de prevenir ações de ladrões contra os passageiros enquanto esperam o transporte coletivo. Mas com foco especial nas mulheres, principalmente, quando estão sozinhas nas paradas.

"Depois do intenso trabalho de segurança feito pelas empresas e as forças policiais que acabou com os assaltos dentro dos coletivos, agora, precisamos prevenir quem estão fora, ainda nas paradas de ônibus. As mulheres quando estão sozinhas são as principais vítimas, em especial, no período da noite. E com essa tecnologia por meio de uma câmera é possível acompanhar o movimento e realmente fazer companhia a pessoa enquanto espera o coletivo", explicou Galba.

A câmera fica instalada no painel que ao notar que a pessoas está só, ao um simples toque na tela, gera uma interatividade e dá início ao monitoramento.

Segundo explicou Guilherme a iniciativa é perfeitamente possível de ser colocada em prática. Tanto que como sugestão deve ser colocada em prática a partir de um piloto em um ponto de ônibus para servir de referência.

"Estamos sempre a disposição de boas ideias e esta proposta apresentada é possível sim de ser implementada. O que precisamos é fazermos mais levantamentos, mas já posso anunciar que poderemos criar um modelo piloto para testarmos na prática", adiantou Guilherme.

Os primeiros levantamentos já irão iniciar. Ainda não há uma data para o piloto começar a operar. Enquanto isso a iniciativa também será apresentada ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).