Alagoas

Médicos alertam para aumento meningite meningocócica em Maceió

Casos já representam o dobro do ano passado inteiro

Por 7Segundos com Assessoria 13/09/2023 10h10
Médicos alertam para aumento meningite meningocócica em Maceió
Meningite meningocócica - Foto: Reprodução

A Sociedade Alagoana de Infectologia (SAI) divulgou uma nota, nesta quarta-feira (13), alertando autoridades, profissionais de Saúde e sociedade sobre surto de doença meningocócica em Maceió. A doença é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, e é potencialmente muito grave, podendo levar ao óbito em 10 a 30% dos casos.

Dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), mostram que o número de casos confirmados de doença meningocócica até o mês de julho de 2023 representam quase o dobro dos casos confirmados em todo o ano de 2022.

De acordo com a nota da SAI, “a identificação de um surto é crucial para que as autoridades de Saúde Pública possam tomar medidas imediatas para conter a disseminação da doença, como a administração de vacinas, o fornecimento de profilaxia antibiótica para contatos próximos e a educação da comunidade sobre medidas preventivas, além de manter os profissionais de saúde em alerta para identificação rápida de casos suspeitos”.

A SAI reforçou que a prevenção e o tratamento precoces são fundamentais para controlar essa infecção potencialmente grave.

Como se prevenir da doença meningocócica


A melhor forma de se prevenir da doença meningocócica é a vacinação. A vacina meningocócica ACWY é recomendada para crianças e adolescentes a partir dos dois meses de idade.

Além da vacinação, outras medidas de prevenção incluem:

- Higiene pessoal frequente, com lavagem das mãos com água e sabão;

- Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da doença, como febre, cefaleia, vômitos, e manchas na pele.
Sintomas da doença meningocócica

Os sintomas da doença meningocócica são semelhantes aos de outras infecções, como gripe ou resfriado. No entanto, a doença meningocócica pode se desenvolver rapidamente, causando sintomas graves, como:

- Febre alta

- Cefaleia

- Vômitos

- Manchas vermelhas ou roxas na pele

- Rigidez da nuca

- Confusão mental

- Sonolência

Caso você ou alguém que você conhece apresente esses sintomas, procure um médico.