Meio ambiente

Secretaria de Meio Ambiente promove mutirão de limpeza nas praias de Ponta Verde e Pajuçara

Iniciativa será realizada no sábado (16), em parceria com o bicampeão brasileiro de bodyboard; objetivo é preservação das praias e conscientização ambiental

Por 7Segundos com Assessoria 14/09/2023 17h05
Secretaria de Meio Ambiente promove mutirão de limpeza nas praias de Ponta Verde e Pajuçara
Grupo já realizou mutirões de limpeza em Garça Torta e Guaxuma - Foto: Tiago Di Lucas / Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias com um mutirão de limpeza das praias de Ponta Verde e Pajuçara, no próximo sábado (16). A concentração será às 8h, no Marco dos Corais.

A ação conta com a colaboração do Instituto Tibúrcio Neto, que leva o nome do atleta alagoano de bodyboard que recentemente conquistou o bicampeonato brasileiro. “A iniciativa não apenas limpará nossas praias, mas também deixará uma mensagem poderosa sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente para as gerações futuras”, afirmou o titular da Semarh, Gino César.

A escolha das duas praias não é por acaso. Ponta Verde e Pajuçara são cartões-postais do estado e destino de turistas de todo o Brasil e do mundo. Além de recolher resíduos sólidos e plásticos que afetam a costa, a ação busca conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e a necessidade de reduzir o lixo nas praias. Durante o evento, informações sobre a poluição costeira e práticas sustentáveis serão compartilhadas com os participantes.

A parceria com o Instituto Tibúrcio Neto, que atua com jovens da periferia, busca a união do esporte aquático com a preservação ambiental. A conquista do bicampeonato brasileiro por Tibúrcio Neto, conhecido como Tiba, elevou o perfil do esporte em Alagoas, e sua participação na ação ressalta a responsabilidade do atleta em relação ao meio ambiente.

O bicampeão brasileiro afirma que está ansioso por mais uma ação ambiental com a Semarh. “Vai ser uma oportunidade incrível de fazer a diferença e mostrar nosso amor pelo meio ambiente”, contou o atleta.

A Semarh espera contar com a comunidade e voluntários para tornar esta ação de limpeza um sucesso, reforçando o compromisso de todos e todas com a conservação das praias.