Educação

Educação de Maceió realiza primeira formação sobre letramento racial crítico

Ação é vinculada ao projeto Ubuntu e visa a construção de um currículo antirracista para as crianças

Por 7Segundos com Assessoria 14/09/2023 18h06
Educação de Maceió realiza primeira formação sobre letramento racial crítico
Formação contou com apresentações culturais e contação de histórias sobre o antirracismo nas escolas. - Foto: cortesia

A primeira formação sobre Letramento Racial Crítico foi realizada nesta quinta-feira (14) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Salete, localizada no Benedito Bentes. O momento foi de troca de ideias sobre combate ao racismo na escola e as diferentes formas de despertar o assunto no cotidiano dos estudantes.

A ação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) é vinculada ao projeto Ubuntu, que tem como finalidade a formação dos profissionais de educação através de oficinas específicas no formato de mandala, em que serão propostas intervenções em espaços da rede municipal.

A equipe da Coordenação Técnica de Ações Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania, da Semed, esteve presente, com contação de histórias de livros infantis antirracistas.

O momento foi direcionado para os gestores, coordenadores pedagógicos, docentes, equipes de serviços gerais e demais profissionais, abordando os direitos da criança e do adolescente, dignidade e proteção humana, reconhecimento das infâncias, a importância de construir um currículo antirracista para as crianças.

Luciano Amorim, coordenador de Ações Educacionais da Semed, pontuou que a formação foi gratificante porque foi feita de acordo com as demandas apresentadas pelo próprio CMEI. “Foi um dia de formação pedagógica, com toda a equipe do CMEI. Foi muito gratificante porque estamos atendendo justamente um público das infâncias afro, pobres, que precisam desse cuidado, então a gente veio reforçar um pouco sobre isso”, disse o coordenador.

As formações nas oficinas de mandala não serão apenas para os professores e equipes pedagógicas. Elas serão ampliadas para as crianças, com acompanhamento escolar e fortalecimento dos movimentos sociais.