Alagoas

Levantamento mostra que a cada 2 mil alagoanos , um vive em situação de rua

Número de pessoas deste grupo pode ser ainda maior

Por 7Segundos 18/09/2023 15h03
Levantamento mostra que a cada 2 mil alagoanos , um vive em situação de rua
Morador de Rua - Foto: Reprodução

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) começou um trabalho de identificação das pessoas em situação em todo o país. Os números iniciais apontam, por exemplo, que no Estado, a cada 2.347, um alagoano se encontra nesse grupo.

O estudo “População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registro administrativo e sistemas do Governo Federal" traz informações referentes à população em situação de rua do país a partir dos dados disponíveis nos cadastros e sistemas nacionais.

Dados do Censo 2023, apontam uma população de 3.127.511 pessoas em Alagoas com 1.332 pessoas em situação de rua. Mas o próprio Governo Federal, admite que os números estão longe da realidade, já que muitos não estão cadastros em programas sociais.

O relatório ainda aponta que somente Maceió tem políticas de saúde para este grupo, como o Consultório de Rua, com seis equipes atuando, com 40.156 atendimentos.

Já os Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), unidade de referência da Proteção Social, possui três unidades, também na capital, que somam 2.438.

Brasil

Em 2022, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) registrou 236.400 pessoas (1 em cada mil) vivendo em situação de rua, abrangendo essa população em 64% dos municípios brasileiros. Para apoio deste público, entre 2017 e 2022 foi registrado o aumento de Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop), somando 246 estabelecimentos e totalizando mais de 578 mil atendimentos.