Economia

'Tenho pressa, mas não vou atropelar', diz relator do Desenrola Brasil no Senado

Relator Rodrigo Cunha vai se reunir com Haddad na próxima quarta-feira. Senador quer diminuir limite para cobrança de juros no cartão

Por 7Segundos com O Globo 21/09/2023 18h06
'Tenho pressa, mas não vou atropelar', diz relator do Desenrola Brasil no Senado
Desenrola: Objetivo do governo é facilitar a renegociação de dívidas e baratear o crédito - Foto: Freepik

O relator do Desenrola Brasil no Senado, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), disse que reconhece a necessidade de aprovação rápida do programa de renegociação de dívidas, mas afirmou ao GLOBO que não vai “atropelar” o debate.

Cunha disse que já agendou uma conversa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad para a semana que vem para discutir saídas e tentar não paralisar o programa, temor da equipe econômica.

Cunha citou, por exemplo, a possibilidade do início da nova fase do Desenrola ser adiada, o que permitiria a aprovação do projeto na metade de outubro.

— Vou conversar com o ministro Haddad sobre esse ponto. Essa nova fase do Desenrola começa quando? Ainda não foi lançada a principal faixa, que é a faixa 1. E se não for neste mês e se estender por dez dias, por que não estender o prazo do Desenrola? — disse.

Limite para juro do cartão
O relator ainda disse que estuda a possibilidade de baixar mais o limite para a taxa de juros do cartão de crédito.

— Não tenho o intuito de atrapalhar o governo. A ideia é contribuir. O Desenrola é importante, mas tem a expectativa do Congresso de conseguir diminuir os excessos do juro do cartão de crédito. Por isso, queremos conversar com todos. O limite colocado no projeto de lei na Câmara foi um ponto de partida — afirmou.

Cunha também quer incluir na lista de renegociações do Desenrola as dívidas das famílias com concessionárias de água e luz. O atraso no pagamento dos serviços básicos é comum em famílias de baixa renda.