Geral

Câmara entrega comenda ao empresário Álvaro Mendonça fundador da Carajás

Proposta foi do vereador pastor Oliveira Lima (Republicanos) pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo empresário alagoano

Por 7Segundos com Dicom/CMM 22/09/2023 18h06
Câmara entrega comenda ao empresário Álvaro Mendonça fundador da Carajás
Câmara entrega comenda ao empresário Álvaro Mendonça fundador da Carajás - Foto: Dicom/CMM

O empresário e presidente do Grupo Carajás Álvaro Mendonça Alves foi agraciado com a Comenda Empresário Luiz Barreto Góes, na Câmara Municipal de Maceió. Concedida pelo vereador pastor Oliveira Lima (Republicanos) a proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário da casa.

Segundo Oliveira, que é paraibano de nascimento, reconhecer o papel social desenvolvido pelo Sr. Álvaro, em Alagoas, e no nordeste é algo necessário para a história da cidade.

"Ele é um homem que ama Alagoas e o trabalho. Simples, faz dessa característica uma forma de fazer amizade com facilidade. E foi assim que o conheci quando da instalação da Carajás Home Center ao lado da sede da Igreja Universal. Disse que queria ser um bom vizinho e queria nos conhecer. A partir daí mergulhei em sua história e descobri um homem devotado a sua família, aos negócios e um grande gerador de empregos. Sendo assim decidi homenageá-lo", disse Oliveira.

Graças ao trabalho iniciado com uma pequena madeireira no Centro de Maceió e a visão empreendedora Álvaro conseguiu não só ampliar os negócios ao lado dos filhos e da esposa, como colocar a Carajás como a 5° maior loja de material de construção e casa do país.

Emocionado e ao lado de parte da família Álvaro falou da importância da homenagem. Segundo explicou, sua vida é dedicada ao trabalho e a construir pontes entre o mundo empresarial e todos os segmentos da sociedade. Desta forma foi assim também com a política onde construiu amizades com pessoas atuantes das mais diferentes matizes ideológicas e religiosas.

"Não faço distinção. O importante é saber se a pessoa tem compromisso com desenvolvimento e com as coisas boas. Com o trabalho. E foi isso que vimos no contato que fizemos com o pastor, independente de religião, pois como cristão tenho certeza que o nosso Deus é um só. Estou muito emocionado com esse reconhecimento e em poder estar aqui ao lado da minha família", disse Álvaro.

Os filhos em seus pronunciamentos destacaram a dedicação do pai à família e preocupação em ensiná-los a sobreviver no mercado competitivo. Mas, principalmente a não perderem a humanidade e compreender a importância social dos negócios.

O CEO e filho Abílio Alves Neto enfatizou que a alma do negócio, que hoje é considerado um sucesso, está no trabalho.

"Essa nossa história não é contada apenas pelo sucesso. Até no dicionário está lá que é necessário vir o trabalho para depois o sucesso. A palavra sucesso é conseguido com tudo que a gente plante. E só colhemos quando fazemos a nossa parte. E acredito que a junção do poder público com o privado, e esse reconhecimento que muito nos lisongia, é o que faz o desenvolvimento de uma sociedade. Todo mundo quer a sorte, mas não é ela quem nos procura, é o contrário: somos nós que vamos atrás dela acordando cedo todos os dias. Hoje estamos coroando o reconhecimento para um maceioense patriarca de uma família genuinamente alagoana", destacou Abílio.

E foi com esse sentimento que ele explica que a empresa de família, que trabalha para as famílias alagoanas e nordestinas, compreendeu a necessidade de se fortalecer, mesmo estando num dos menores estados da federação, para se superar e ser uma das maiores na atualidade.

"Levamos desenvolvimento para todo o nordeste. Operamos na Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e, recentemente, no Piauí. Nos orgulhamos é que Alagoas não está importando mão de obra, mas sim que estamos exportando porque é aqui que está nossa matriz e a escola onde começamos nosso trabalho há quase 50 anos", completou Abílio.

A esposa Marisa, os filhos Alex e Alexandre além de netos de Álvaro também estiveram presentes. O desafio agora é garantir que eles juntamente com os bisnetos também se interessem em aprimorar ainda mais os negócios para dar continuidade a empresa.

A solenidade prestigiada por colaboradores, amigos e empresários também contou coma presença do vereador Chico Filho (MDB). Em seu pronunciamento ele disse admirar o trabalho da família em torno da empresa e que isso é o que dá força a Carajás.

"É algo admirável o envolvimento, a dedicação e o compromisso de toda a família em fazer o melhor com a Carajás para que continue servido ao povo alagoano, gerando empregos e entregando o melhor em produtos. Desde que me entendo por gente vejo a Carajás. E nos últimos 20 anos só se desenvolveu cada vez mais sendo um dos orgulhos do povo alagoano", enfatizou Chico.

Ele lembrou que como parlamentar mantém um diálogo aberto com todos os segmentos da sociedade. Isso é uma tarefa como homem público. E voltou a lembrar o pensamento do presidente da Associação Comercial Kenedy Calheiros que diz: "o dinheiro não nasce público. Ele é gerado no privado que através dos tributos gera o recurso público".

Por isso, em sua avaliação o parlamento também precisa atuar diariamente pela desburocratização das relações institucionais do município com as empresas. Pois, são elas quem geram empregos e desenvolvimento diariamente.