Geral

Rodrigo anuncia nova fase do Desenrola com negociação de dívidas 100% pela internet

Cerca de 32 milhões de pessoas devem ser beneficiadas

Por 7Segundos, com Ascom 04/10/2023 09h09
Rodrigo anuncia nova fase do Desenrola com negociação de dívidas 100% pela internet
Dívidas - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O programa Desenrola Brasil terá seu próprio sistema de renegociação de dívidas lançado na próxima segunda-feira (9). Para ter acesso aos descontos e parcelamentos é preciso ter cadastro na plataforma GovBr. Nesta nova fase do programa a expectativa é que sejam sejam renegociados quase R$ 79 bilhões de dívidas de até R$ 5 mil. Cerca de 32 milhões de pessoas devem ser beneficiadas, com foco inicial nos trabalhadores que recebem até 2 salários-minímos ou inscritos no CadÚnico


“Trabalhamos muito para que o Desenrola chegasse nesta nova fase. O que queremos é fazer com que as pessoas limpem seus nomes junto aos organismos de proteção de crédito e se livrem de dívidas como as de cartões de crédito, água e energia elétrica. Por isso fazemos este chamamento à população. O site https://www.gov.br/pt-br é de acesso simplificado e as pessoas precisar ter cadastro neste site para usufrir dos benefícios do Desenrola já a partir de segunda dia 9”, afirmou Rodrigo Cunha nesta quarta-feira (4).


Rodrigo Cunha foi o relator no Congresso Nacional do projeto de lei que institui o Desenrola. O projeto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última terça-feira (3/10). A previsão do Ministério da Fazenda é de que o Desenrola atenda cerca de 70 milhões de brasileiros até o fim do ano. Por meio de um cadastro de inadimplentes, o programa permite que os cidadãos firmem acordos para sair do vermelho e pagarem suas dívidas com descontos que podem chegar a 96% em alguns casos.


Como fazer cadastro no GovBr



O acesso ao portal é feito de forma completamente gratuita. Depois, é preciso digitar seu CPF e clicar em continuar, concordar com os termos de uso, escolher um banco de preferência e informar esses dados em um formulário. A conta no portal do governo federal é importante porque atribui uma identidade digitalizada ao cidadão, por meio de uma série de comprovações, por meio de documentações oferecidas e até mesmo acesso ao banco. Isso torna o acesso aos serviços digitais do governo mais seguros.


A plataforma enviará um código, via e-mail ou SMS do celular, e será preciso colocar esse conteúdo onde o site solicita a informação. Depois será preciso criar uma senha, confirmá-la e, então, é possível desfrutar do livre acesso. O cadastro na plataforma possui três níveis de acesso e segurança, sendo: bronze, prata, e ouro. Quanto mais dados disponíveis, mais segura a conta é. O cadastro deve ser feito apenas pelo aplicativo do GovBr ou pelo próprio site, e a renegociação de dívidas somente ocorrerá por meio do portal do Desenrola.