Geral

Jovem inaugura lanchonete e nem amigos aparecem: 'Entrei em desespero'

O caso viralizou e provocou uma onda de solidariedade de desconhecidos que lotaram o local

Por Uol 04/10/2023 11h11
Jovem inaugura lanchonete e nem amigos aparecem: 'Entrei em desespero'
Willian Carvalho, 24, fez desabafo sobre ausência de amigos na inauguração de trailer de lanches - Foto: Arquivo Pessoal

Uma postagem feita nas redes sociais pelo comerciante Willian dos Santos Carvalho, de 24 anos, de Campo Grande (MS), desabafando sobre sua decepção com os amigos que não compareceram na inauguração do seu trailer de lanches, viralizou e provocou uma onda de solidariedade de desconhecidos que lotaram o local.

Willian, que também atua com edição de vídeos e criação de conteúdo para a internet, relatou ao UOL que há pouco mais de uma semana começou a investir em seu novo empreendimento: um trailer que vende lanches e pasteis.

Na inauguração, marcada para a última quinta-feira (28), ele convidou diversos amigos para conhecerem o local . Até a meia-noite, apenas algumas pessoas do bairro tinham ido até lá.

Desesperado, ele decidiu usar as redes sociais para desabafar.

"Eu entrei em desespero na hora que vi que a clientela estava fraca e não teria retorno do dinheiro que havia investido. Foi aí que decidi fazer a postagem e desabafar. Minha intenção era mostrar que é mais fácil um cliente virar seu amigo do que um amigo ser seu cliente", disse o rapaz.

Na postagem feita em suas redes sociais, Willian escreveu:
"Hoje à noite aprendi que o significado de "pode contar comigo", na verdade, quer dizer: "não conte comigo". Fui inaugurar minha lanchonete hoje à noite e chamei vários "amigos" e só apareceu um, dois, três, e foram os que conheci há cerca de um mês, agora, os amigos de anos, nenhum deu a cara. Essa publicação não é para ganhar curtida, apenas para a gente entender que, na maioria das vezes, a gente só pode contar com nós mesmos. No topo, todos vão te aplaudir, mas ninguém vai te ajudar a chegar lá. Fé para tudo".


O que o comerciante não esperava é que o desabafo viralizaria em poucos minutos e a situação do seu negócio mudaria tão depressa.

"Começou a chegar muita gente, de vários bairros, e vendemos tudo o que eu havia levado de mercadoria para a noite. Eu iria trabalhar até as 4 horas, mas à 1h os produtos já tinham acabado e encerramos o expediente. Naquela noite faturei mais de mil reais e consegui equilibrar as contas", relata.

Até a tarde de hoje, a postagem do comerciante já tinha alcançado 1,7 mil compartilhamentos e quase mil comentários de apoio.

Para abrir a lanchonete, o comerciante afirma que investiu cerca de R$ 5 mil e precisou pegar dinheiro emprestado. Após a repercussão da postagem, ele garante que a realidade mudou.

"Os amigos de longa data compareceram na lanchonete e tem vindo muita gente que conheceu através das redes sociais. O negócio está indo bem e as vendas aumentaram 80%", acrescenta. Além dos lanches como hambúrguer e cachorro-quente, no local também vende porções, pastel, caldo de cana, sucos e refrigerantes.

Antes de decidir montar o trailer de lanches, Willian trabalhava com edição de vídeos e criação de conteúdos para redes sociais, afazeres que ele garante que vai conciliar com o novo negócio. Além disso, o rapaz afirma que está montando um bar que funcionará durante o dia e um bilhar.