Segurança

PF deflagra operação contra extração ilegal de minério em terra indígena

A operação contou com o apoio do IBAMA e da FUNAI para o cumprimento de diligências e fiscalizações

Por 7Segundos com Assessoria 09/10/2023 14h02 - Atualizado em 09/10/2023 15h03
PF deflagra operação contra extração ilegal de minério em terra indígena
Operação ocorreu em União dos Palmares - Foto: Assessoria

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (09), no município de Joaquim Gomes, zona da mata alagoana, a Operação Paralelogramo, com o objetivo de coibir a extração ilegal de minérios na terra indígena Wassu-cocal. 

A operação contou com o apoio do IBAMA e da FUNAI para o cumprimento de diligências e fiscalizações.

Os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal de União dos Palmares/AL. De acordo com a investigação, uma empresa teria instalado uma pedreira dentro da terra indígena Wassu-cocal, de onde estariam retirando ilegalmente pedras e comercializando o minério.

Além do cumprimento do mandado de busca expedido, policiais federais, agentes do IBAMA e servidores da FUNAI realizaram fiscalizações na região, de forma a constatar os danos ambientais provocados pela atividade extrativista na região, assim como a identificação dos responsáveis pelo desenvolvimento da atividade ilegal na região.

No local foram encontrados três caminhões contratados para a retirada das pedras já extraídas. 

Os responsáveis poderão responder pelos crimes previstos no art. 55, da Lei nº 9.605/98, combinado com o art. 2º, da Lei nº 8.176/91, na forma do art. 70 do Código Penal Brasileiro.