Segurança

Segurança Pública vai ampliar sistema de videomonitoramento

Nova licitação prevê uso de inteligência artificial para reconhecimento de pessoas e veículos

Por 7Segundos com Assessoria 09/10/2023 14h02
Segurança Pública vai ampliar sistema de videomonitoramento
Maceió e Arapiraca terão incremento no uso de câmeras de videomonitoramento - Foto: Alan Fagner / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) terá em breve um incremento de 30% nas câmeras de monitoramento que operam na capital e de 100% em Arapiraca, o que irá contribuir para as ações de combate ao crime no estado. Uma licitação está em curso, com pregão previsto para ser realizado neste mês de outubro.

Segundo explica o chefe dos Centros Integrados de Operações da Segurança Pública (CIOSPs), capitão PM Alencar, o novo contrato a ser firmado com a empresa vencedora do pregão prevê a instalação de câmeras que utilizam reconhecimento facial e de câmeras OCR, sigla para Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português), utilizadas para leitura de placas de veículos, além de totens de videomonitoramento que virão com a tecnologia de botão do pânico embarcada nos equipamentos.

“As câmeras representarão um incremento de 30% no sistema de videomonitoramento que existe hoje em Maceió. Com isso, teremos um ganho com o uso de inteligência artificial nesses equipamentos, possibilitando que acidentes, pessoas e veículos sejam reconhecidos de forma mais eficiente, garantindo uma resposta ainda mais rápida das forças de segurança em qualquer tipo de evento”, disse.

As câmeras serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, em vias de grande circulação e também nas principais entradas da cidade, tanto em Maceió quanto em Arapiraca.

Da mesma forma, os totens de viveomonitoramento serão instalados em pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas, garantindo, inclusive, que por meio do botão de pânico as forças policiais sejam acionadas. “Este botão vai ser interligado à nossa central do 190 e um turista ou qualquer pessoa que esteja em uma situação de perigo poderá acioná-lo, e com o recurso das câmeras poderemos ver o que está ocorrendo e empregar o policiamento necessário para a ocorrência”, explicou o capitão Alencar.

Para o secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, o reforço tecnológico irá ampliar o poder de ação das forças policiais, garantindo mais segurança em diversos pontos das duas maiores cidades do estado.

“É um investimento muito importante, pois vai aliar tecnologia de ponta com as estratégias das forças policiais no combate à violência. Iremos ampliar um recurso que já utilizamos e assim garantir uma resposta mais rápida e eficiente em diversos tipos de ocorrências”, destacou.