Política

CPI das Pirâmides aprova Relatório Final com destaques apresentados por Alfredo Gaspar

O relatório apresentado também teve mais de 74 encaminhamentos para a Polícia Federal e o apontamento de 12 pessoas jurídicas

Por 7Segundos com Assessoria 10/10/2023 08h08
CPI das Pirâmides aprova Relatório Final com destaques apresentados por Alfredo Gaspar
Segundo o relator da CPI, a contribuição do deputado Alfredo Gaspar foi de grande importância - Foto: Divulgação

O deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas) apresentou diversas recomendações que fizeram parte do relatório aprovado nesta segunda-feira (09) na CPI das Pirâmides. A Comissão indiciou 45 pessoas sob suspeitas de fraudes financeiras, incluindo os donos da empresa 123 Milhas, o diretor da Binance Guilherme Haddad e o ex-jogador e empresário Ronaldinho Gaúcho.

"Terminamos essa CPI de cabeça erguida, e podemos dizer ao Brasil que foi feito um trabalho de excelência. O relatório apresentado é técnico, não foi feito por uma pessoa ou pelos deputados, foi feito em conjunto, com coerência e indícios probatórios de que existem inúmeros crimes cometidos entre os investigados", afirmou Alfredo Gaspar.

Segundo o relator da CPI, deputado Ricardo Silva (PSD - SP), a contribuição do deputado Alfredo Gaspar foi de grande importância. "É inestimável a contribuição do Deputado Alfredo Gaspar, um brilhante parlamentar e um dos membros mais atuantes da CPI. O deputado alagoano apresentou uma série de sugestões de encaminhamentos na esfera administrativa a partir de todas as informações coletadas pela CPI, material riquíssimo, que, mais uma vez, demonstra a importância para esta Casa da presença de um parlamentar com a formação e a experiência do Deputado Alfredo Gaspar. Todas as suas recomendações foram prontamente incorporadas a este Relatório Final", destacou.

Além das recomendações no campo administrativo, o Deputado Alfredo Gaspar também apresentou recomendações dirigidas ao Ministério Público Federal, para a apuração de condutas da Binance e da Infinity Asset Gestão de Recursos Ltda. "Durante anos combati o crime organizado e desvios milionários, mas nunca imaginei que essas pirâmides fariam parte de um mercado criminoso tão grande. E aqui na CPI, tratamos com todo tipo de gente, pessoas com muito dinheiro e empresas gigantes do mercado financeiro, e em nenhum momento esse grupo de deputados foi corrompido", explicou Alfredo Gaspar.

O relatório apresentado também teve mais de 74 encaminhamentos para a Polícia Federal e o apontamento de 12 pessoas jurídicas. O documento retrata os 133 dias de trabalho que colheu depoimentos e analisou requerimentos, ouviu mais de 60 pessoas, analisou 10 mil documentos e investigou mais de 40 empresas suspeitas, apontadas por dar golpes que totalizam mais de R$95 bilhões.