Geral

Segurança Pública promove em Pilar ação educativa de proteção à pessoa idosa

Equipes das chefias de Prevenção e do Disque-denúncia ministraram palestras para guardas municipais

Por 7Segundos com assessoria 10/10/2023 15h03
Segurança Pública promove em Pilar ação educativa de proteção à pessoa idosa
Equipes orientaram a população sobre a importância das denúncias ao 181 - Foto: Reprodução/Assessoria

Equipes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ministraram palestras para guardas municipais de Pilar sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. A ação educativa ocorreu nesta terça-feira (10), no Cine Pilarense, no centro de Pilar, como parte das atividades da campanha nacional denominada "Virtude".

Durante o evento, que faz parte das comemorações pelo Dia Nacional das Guardas Municipais, representantes das chefias de Articulação de Políticas de Prevenção e do Disque-denúncia falaram sobre o trabalho desenvolvido pela SSP, como o programa Pessoa Idosa Protegida.

As ações preventivas também foram destaque durante as palestras, que reforçaram as informações sobre o uso da Delegacia Virtual, que recepciona registros de ocorrência pela internet. De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, o tenente-coronel Iran Rêgo, o diálogo junto à Guarda Municipal aumenta a proteção à população, em especial aos idosos.

“Estamos no mês da pessoa idosa e ações que reforcem a importância dos cuidados com esse público são muito importantes. Nós da SSP participamos da criação do órgão municipal, e estamos aqui não só para celebrar essa data tão especial para todas as Guardas Municipais do país, mas também para reforçar o trabalho de combate a todo tipo de violência, principalmente aos crimes cometidos contra os idosos, que na maioria das vezes sofre nas mãos de seus próprios familiares”, afirmou o oficial.

A equipe do 181 prestou esclarecimentos sobre dúvidas comuns entre os guardas, e também fez uma panfletagem pelas ruas da cidade, orientando a população pilarense. O trabalho foi coordenado pela chefe do Disque-denúncia, Eliane Araújo, que reforçou a importância da sociedade na redução dos índices de violência.

“As denúncias das pessoas são fundamentais para que as equipes policiais consigam ter êxito no enfrentamento ao crime. É um trabalho de parceria que tem dado muito certo em todo o estado, e estamos aqui em Pilar para direcionar ainda mais como fazer as denúncias. Além disso, também estamos orientando sobre o Alerta Celular, que ajuda no combate aos furtos e roubos de aparelhos telefônicos”, finalizou ela.

O evento contou com a presença do prefeito do Pilar, Renato Filho, e do comandante da Guarda Municipal, coronel Robson Cavalcante.

Operação Virtude

A ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública visa combater a violência contra a pessoa idosa. Ao longo do mês de outubro, serão realizadas diversas ações, como fiscalização de denúncias, palestras em escolas e universidades e visitas comunitárias. Há ainda atividades preventivas, ostensivas, realizadas pelas forças de segurança pública, em conjunto com os órgãos estaduais e municipais.