Trânsito

Arena Detranzinho é inaugurada para conscientizar e educar crianças para o trânsito

Escolas públicas e privadas poderão agendar visitação na arena do Detran

Por 7Segundos com assessoria 11/10/2023 16h04
Arena Detranzinho é inaugurada para conscientizar e educar crianças para o trânsito
Na Arena Detranzinho tem uma cidade em miniatura - Foto: Reprodução/Assessoria

Para ampliar as ações de educação para o trânsito, voltadas a crianças e jovens, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inaugurou a Arena Detranzinho. Em alusão ao dia das crianças, 120 estudantes, com idades entre 4 e 12 anos, de escolas públicas foram até o prédio do Detran para conhecer o espaço, nesta quarta-feira (11), no bairro Cidade Universitária.

A inauguração da arena do Detran é mais uma etapa das ações do órgão estadual que leva noções de segurança e regras de trânsito de forma lúdica. Os alunos participaram de uma palestra, assistiram a um filme, e colocaram os ensinamentos em prática com jogos educativos e a pista de trânsito, que conta com sinalizações verticais e horizontais. Na Arena Detranzinho tem uma cidade em miniatura, com o Palácio República dos Palmares, quartel do corpo de bombeiros, hospital, delegacia, lanchonete, escola, e creche Cria.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, as crianças e os jovens são os nossos futuros condutores, e por isso, temos focado nossas ações na educação para o trânsito, levando conhecimento para que eles aprendam a ser usuários do Sistema Nacional de Trânsito, seja como pedestres, ciclistas e no futuro serem condutores mais conscientes. “Na Arena Detranzinho os estudantes que vão ter prazer em vir ao Detran para poder aprender brincando. Acreditamos que assim conseguiremos garantir mais segurança para as crianças no trânsito, porque elas vão saber que devem atravessar na faixa de pedestre, que devem usar o cinto de segurança e o capacete quando estiverem em uma motocicleta”, afirmou Marco Fireman.

A pista de trânsito tem 27 placas de sinalização, faixas de pedestre, e as crianças conseguem colocar em prática todos os ensinamentos da palestra, em 10 bicicletas que foram doadas pela Abraciclo.

Paula Dantas, secretária de Estado da Primeira Infância, esteve presente na inauguração e elogiou a Arena Detranzinho. “Essa é mais uma política pública voltada para a primeira infância que está sendo feita em Alagoas. As crianças vão vivenciar como se deve andar no trânsito, quais são as placas, o que elas significam, o que deve e não se deve fazer. Então, é muito importante ter a vivência prática, e quando vem como brincadeira, é muito melhor e mais fácil das crianças compreenderem as regras”, disse a secretária.

A inauguração da arena contou com a parceria da Secria, e a equipe do Proerd da Polícia Militar de Alagoas, que promoveram atividades como esquete teatral, pintura facial, teatro de fantoches e lanche coletivo.

Agendamentos Arena Detranzinho - A Arena Detranzinho irá funcionar de forma permanente recebendo alunos de escolas públicas e privadas, com idades em 4 e 12 anos, todas as segundas-feiras, e os agendamentos devem ser feitos pelos e-mails: [email protected] ou [email protected], ou pelos números: (82)98883-1089 ou (82) 988025052.