Acidentes

Projeto de Lei cria museu em memória dos bairros afetados pela mineração

Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Maceió emitiu parecer favorável

Por 7Segundos 13/10/2023 09h09
Projeto de Lei cria museu em memória dos bairros afetados pela mineração
Residências no bairro do Pinheiro - Foto: Pascom Arquidiocese de Maceió

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Maceió emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 572/22, de autoria da vereadora Teca Nelma, que autoriza o município a criar o Museu em Memória dos Bairros Afetados pela Tragédia da Mineração de Salgema em Maceió.

O parecer publicado nesta sexta-feira (13), assinado pela vereadora Silvania Barbosa, relatora da matéria, foi aprovado por unanimidade pelos membros da comissão.

O projeto tem como objetivo preservar a memória e a história dos bairros afetados pela tragédia da mineração de salgema, que ocorreu em 2018 e causou o afundamento do solo, provocando tremores de terra e ameaçando a vida de aproximadamente 40 mil pessoas em cinco bairros da capital alagoana.

O museu deverá ser instalado em um local a ser definido pelo município e contará com acervo formado por objetos, documentos, fotos e depoimentos de pessoas que viveram na região afetada pela tragédia.

O projeto ainda será apreciado pelo plenário da Câmara Municipal de Maceió. Se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito.