Política

Deputada Gabi Gonçalves celebra aprovação do PL que preserva a Festa de Santa Luzia da Siracusa

O PL reconhece a festividade realizada em Santa Luzia do Norte como Patrimônio Histórico, Cultural e Bem Imaterial de Alagoas

Por 7Segundos com Assessoria 19/10/2023 09h09
Deputada Gabi Gonçalves celebra aprovação do PL que preserva a Festa de Santa Luzia da Siracusa
A festa agora recebe um reconhecimento formal que irá fortalecer sua preservação e destacar sua importância na história - Foto: Divulgação

Comprometida com a preservação da cultura e tradição alagoana, a Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP) celebrou a aprovação unânime do Projeto de Lei 427/2023 no plenário da Assembleia Legislativa do Estado na última quarta-feira (18), que confere à festa de Santa Luzia de Siracusa o título de Patrimônio Histórico Cultural e Bem Imaterial de Alagoas, que segue agora para sanção do Executivo.

A festa, que há gerações une a comunidade em devoção à padroeira Santa Luzia, agora recebe um reconhecimento formal que irá fortalecer sua preservação e destacar sua importância na história de Santa Luzia do Norte.

A Deputada Gabi Gonçalves, autora do projeto, expressou sua satisfação com a aprovação e ressaltou a relevância da festa para a identidade da região. "Santa Luzia do Norte é rica em tradições e cultura, e essa festa é um tesouro que merece ser protegido. Este projeto não apenas reconhece a importância histórica, mas também abre caminho para a valorização e promoção contínua dessa manifestação única de fé", afirmou.

A comunidade local recebeu a notícia com entusiasmo, e líderes religiosos, representantes da cultura e moradores destacaram a importância do reconhecimento oficial para a manutenção da festa. “É muito emocionante ter a nossa festa reconhecida. Agora temos um respaldo legal para buscar recursos que preservem essa festividade tão importante para o alimento da nossa fé”, declarou Juliana, uma fiel católica santaluziense, nas redes sociais da deputada.

A festividade religiosa, conhecida por suas emocionantes procissões que levam diversos fiéis diante do altar de Luzia, edificado na Igreja Matriz que tem mais de 368 anos de fundação, para louvar e agradecer a virgem Luzia as graças alcançadas, agora faz parte do seleto rol de patrimônios culturais e imateriais reconhecidos em Alagoas, graças ao empenho da Deputada Gabi Gonçalves em preservar a riqueza cultural da região.