Mundo

Prefeito JHC vai à Unesco e Maceió deve ser incluída no programa ‘Memória do Mundo’

Iniciativa visa identificar e preservar documentos e arquivos que venham a compor o patrimônio histórico da humanidade

Por 7Segundos com Assessoria 19/10/2023 14h02
Prefeito JHC vai à Unesco e Maceió deve ser incluída no programa ‘Memória do Mundo’
Prefeito JHC com Cédric Wachholz, coordenador de transformação digital, e Marielza Oliveira, diretora do departamento de inclusão e transformação digital da Unesco, em agenda na França. - Foto: Assessoria

O prefeito de Maceió JHC, esteve nessa terça-feira (17) na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris, onde tratou sobre a inclusão de Maceió no programa ‘Memória do Mundo’ (Memory of the World - MoW), criado em 1992 com a finalidade de identificar e preservar documentos e arquivos que venham a compor o patrimônio histórico da humanidade.

Da França, onde cumpre extensa agenda institucional, JHC informou que será montado um plano de trabalho com especialistas da Unesco - agência especializada das Nações Unidas (ONU), que vão auxiliar a capital alagoana na execução dos trabalhos.

“Conversamos com os maiores especialistas aqui da Unesco para elaborarmos um plano de trabalho e eles estarem nos auxiliando em Maceió. Eles estiveram no Rio de Janeiro, na semana passada, vão fazer um outro evento na América Latina e esperamos que Maceió possa entrar nesse circuito seleto, com toda essa expografia da nossa história, nossa cultura e produção de conhecimento para nossa cidade, nosso estado e nosso país”, disse o prefeito.

Ainda na terça-feira, JHC e o governo francês formalizaram uma parceria pelo resgate e preservação do patrimônio histórico de Maceió. Para isso, a Prefeitura conta como apoio também da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A partir dessa parceria, museus que estão temporariamente fechados em Maceió serão reabertos, como informou o prefeito. Além da Unesco, JHC visitará ainda alguns museus da França.