Polícia

Operação Drake: 4 policiais e um advogado são presos por tráfico de drogas

As investigações indicam que os acusados venderam 16 toneladas de maconha para a maior facção criminosa do Rio de Janeiro

Por O São Golçalo 19/10/2023 14h02 - Atualizado em 19/10/2023 14h02
Operação Drake: 4 policiais e um advogado são presos por tráfico de drogas
Operação Drake - Foto: Reprodução

Quatro policiais civis e um advogado foram presos, nesta quinta-feira (19), na operação Drake, realizada pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Os acusados teriam vendido 16 toneladas de maconha para o Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Estado do Rio.

As investigações da Operação Drake também indicaram que os acusados teriam, inclusive, escoltado a carga até Manguinhos, comunidade dominada por traficantes. Os quatro policiais civis envolvidos teriam passagem pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).

Os cinco mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende. Os mandados foram cumpridos em endereços na cidade do Rio, como a Cidade da Polícia, onde fica a DRFC, e em Saquarema, na Região dos Lagos.

Segundo apuraram a PF e o MPRJ, em agosto deste ano duas viaturas da DRFC teriam abordado um caminhão com 16 toneladas de maconha na divisa entres os estados de SP e RJ. O veículo, inclusive, já estava sendo monitorado pela Polícia Federal.

Após escoltarem o caminhão até a Cidade da Polícia (CIDPOL), na Zona Norte do Rio, os policiais civis teriam negociado, através de um advogado, a liberação da carga e a soltura do motorista do caminhão, por meio do pagamento de propina.

Além disso, a PF também teria descoberto que três viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas escoltaram o caminhão até os acessos de Manguinhos, comunidade que fica próxima à CIDPOL, e em seguida, a carga da droga teria sido descarregada pelos criminosos.