Saúde

Sesau recebe familiares de crianças submetidas a traqueostomia e apresenta ações que serão realizadas

Projeto prevê a criação de um ambulatório especializado para evitar a traqueostomia e em caso da realização do procedimento

Por 7Segundos com Assessoria 20/10/2023 08h08
Sesau recebe familiares de crianças submetidas a traqueostomia e apresenta ações que serão realizadas
Secretário recebeu familiares de crianças traqueostomizadas e garantiu implantação de programa para assisti-las - Foto: Mary Landim / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, recebeu nesta quinta-feira (19), na sede da secretaria, familiares de crianças que se submeteram a traqueostomia, procedimento cirúrgico que facilita a respiração do paciente. Na ocasião, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou um projeto que será lançado para evitar a traqueostomia e realizar a reabilitação de pacientes que passaram pelo procedimento.

O projeto, elaborado pela equipe técnica da Sesau, prevê a criação de um ambulatório especializado para evitar a traqueostomia, e em caso da realização do procedimento, a reabilitação das crianças após a alta. No projeto, há a implantação de uma unidade móvel capaz de levar uma equipe especializada com todo o material portátil de alta tecnologia para os hospitais, visando diagnosticar o paciente que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e inseri-lo na linha de cuidado com o objetivo de evitar a realização da traqueostomia.

Além disso, o Estado vai garantir as cirurgias de Média e Alta Complexidade para a correção e construção da via aérea da criança. O ambulatório contará com atendimentos clínicos e multiprofissionais com cirurgiões torácicos, laringologista pediátrica, otorrinolaringologista, pneumopediatra, farmacêutica, técnicos instrumentadores, anestesistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e odontopediatra. Os pais e cuidadores também serão incluídos nesta linha de cuidado. Eles terão um espaço voltado para serem treinados por profissionais e, desse modo, garantir a continuidade dos cuidados com seus filhos em casa.

O médico Gustavo Pontes de Miranda reforçou o compromisso do Governo de Alagoas em garantir assistência completa às crianças após passar por um procedimento de traqueostomia. “Hoje foi um dia bastante proveitoso. Fizemos uma reunião com os pais das crianças traqueostomizadas. É um projeto que vai constar a consulta ambulatorial, uma equipe volante que irá até os hospitais fazer uma avaliação em cada paciente internado na UTI e as cirurgias de reconstrução e correção. As famílias também receberão um treinamento para tratar de forma correta o paciente em casa. Este projeto vai impactar positivamente na qualidade de vida das crianças”, reforçou.

Ainda de acordo com o secretário, o governador Paulo Dantas tem o olhar voltado para a reabilitação das crianças. “O governador ordenou que este projeto fosse executado de maneira emergencial, afinal, trata-se de crianças. E assim estamos fazendo”, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.

De acordo com o cirurgião torácico e de via aérea pediátrica, Wander Cardoso, após a alta hospitalar, a criança sairá com um encaminhamento para fazer a reabilitação. “Todas as crianças sairão com data e hora marcada no ambulatório para fazer a revisão e a troca da cânula. Estes materiais serão devidamente apropriados para as crianças, além de todo o atendimento multiprofissional capaz de reabilitar esses pacientes, incluindo também, caso haja necessidade, cirurgias de reconstrução e correção. É um ganho para as famílias e dá aos pais a resposta que eles precisam,” ressaltou.

Os familiares presentes à reunião relataram que o “coração bateu mais forte” após tomarem conhecimento da preocupação por parte do Governo de Alagoas para com seus filhos. José Edson, mototaxista, ficou grato ao Governo por cuidar das crianças. “Agradeço muito a todos por estarem nos ouvindo e nos apoiando para que nossos filhos tenham o direito aos cuidados necessários. A Sesau está de parabéns por conta desse trabalho que será feito e, no futuro, após a reabilitação, vou poder ouvir meu filho me chamando de pai. Isso vai ser maravilhoso e prazeroso na minha vida”, declarou.

O agente de trânsito Willian Barbosa, pai da pequena Yasmin Vitória, de 7 anos, esteve também na Sesau e relatou que, a partir de agora, consegue enxergar uma esperança. “Já venho buscando um tratamento adequado para minha filha traqueostomizada, e estar aqui na Sesau é muito importante. Minha filha terá um atendimento especializado, pois vários profissionais estão engajados em fazer com que a saúde das nossas crianças evolua. Me sinto muito grato por esse olhar humanizado do Governo de Alagoas”, falou.

A técnica de enfermagem Eliane da Silva, mãe do pequeno Miguel, relatou que vem travando uma grande luta para a reabilitação de seu filho. “É gratificante estar aqui hoje e poder ouvir do secretário da Saúde a garantia desse cuidado. Já venho lutando há um tempo para que meu filho tenha acesso à reabilitação e possa sempre evoluir”, esclareceu.