Maceió

'Estamos buscando trabalho e aqui, aprender a viver', diz imigrante venezuelano na Câmara de Maceió

A audiência foi organizada por vereadores da capital alagoana e contou com a presença de representantes de diversos órgãos

Por 7Segundos 24/10/2023 16h04
'Estamos buscando trabalho e aqui, aprender a viver', diz imigrante venezuelano na Câmara de Maceió
Juan em fala na audiência pública - Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira (24), ocorreu uma audiência pública na Câmara de Maceió, sobre a situação dos imigrantes na capital alagoana. Em especial, a situação dos indígenas Warao, que migraram da Venezuela para o Brasil nos últimos anos, fugindo da crise humanitária no país.

Durante a audiência, representantes da comunidade Warao relataram as dificuldades que enfrentam para se adaptar à nova cultura e ao novo país. Juan, um indígena Warao que vive em Maceió há dois anos, disse que a falta de conhecimento do português é um dos principais desafios.

"Estamos aprendendo outra cultura", disse Juan. "Quando migrei em 2015, fui para Roraima e lá, lutamos pelos primeiros abrigos. Por exemplo, não conseguimos comprar alimentos, porque não sabemos o português. Estamos aprendendo tudo. E também não existe lei para o imigrante. Queremos autonomia, estamos buscando trabalho e aqui, aprender a viver."

A audiência foi organizada por vereadores da capital alagoana e contou com a presença de representantes de diversos órgãos.