Saúde

Semed participa de visita técnica na Creche Cria que estado entregará ao Município

Após assinatura de Termo de Cessão, que se encontra em análise na PGE, creche localizada na Grota do Cigano poderá ser oficialmente entregue ao município

Por 7Segundos com Assessoria 06/11/2023 15h03
Semed participa de visita técnica na Creche Cria que estado entregará ao Município
Creche tem capacidade para receber até 200 crianças em tempo integral - Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) participou, na manhã desta segunda-feira (6), de uma visita técnica à creche Cria localizada na Grota do Cigano, no Jacintinho, que será entregue ao Município pelo Governo do Estado. Representando a secretária Jó Pereira, a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, explicou que a visita faz parte dos procedimentos para a entrega oficial.

Umas das primeiras ações de Jó Pereira ao assumir o comando da Semed, em maio deste ano, foi se reunir com o então secretário de Estado de Educação, Marcius Beltrão, em busca de informações sobre quando a creche seria entregue ao Município. Foram dois encontros para tratar do tema e, no segundo deles, com a presença também de conselheiros tutelares da região do Jacintinho, que cobraram agilidade na doação, Beltrão explicou a eles e à secretária que havia um problema burocrático envolvendo o terreno no qual o imóvel foi construído, mas já estava sendo solucionado.

Com as partes documental e processual resolvidas pelo Estado, o imóvel caminha, enfim, para ser entregue ao Município.

“O prédio está dentro dos padrões, há alguns ajustes que precisam ser feitos, mas no geral a estrutura está pronta para ser utilizada. O processo de regularização desse equipamento está em fase final, na Procuradoria Geral do Estado e, em conversa com a secretária de Estado de Educação, Roseane Vasconcelos, ela se comprometeu em dar um reforço para agilizar o processo do Termo de Cessão, para que a gente consiga vencer etapas e inaugurar a creche, beneficiando crianças da região, em alinhamento com o prefeito JHC e com a secretária Jó Pereira”, destacou Maria Vilma.

A secretária Roseane Vasconcelos reforçou que a visita técnica serviu para mostrar à Semed os espaços mobiliados, os eletrodomésticos e o funcionamento da unidade, com capacidade para receber até 200 crianças em tempo integral: “Faltam apenas alguns acertos para marcarmos a data da inauguração, alinhando com a agenda do governador, do prefeito e da secretária Jó Pereira, para entregarmos em definitivo a documentação à Semed. Acredito que isso ocorrerá nos próximos dias.”.

Jonathan Araújo, superintendente do Patrimônio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), acrescentou que a vistoria técnica de hoje é um procedimento necessário para que a Prefeitura de Maceió receba o prédio, e tem como objetivo finalizar a transmissão de posse da creche Cria.

João Paulo, diretor de Infraestrutura e Patrimônio da Semed, pontuou que foi realizada uma breve vistoria nas instalações, quando foram observados pontos de água e de energia, entre outros. Segundo ele, após o recebimento formal do equipamento, a Semed terá que realizar um estudo técnico da carga elétrica para climatização de todas as áreas.

“Também recebemos um pendrive com os projetos, para checarmos se estão tecnicamente corretos e, durante a vistoria, identificamos pequenas falhas, como vazamentos e alguns pontos de corrosão na estrutura, e já solicitamos à Seduc os reparos. Só conseguiremos identificar se há algum problema maior quando começarmos a utilizar o equipamento, mas, em geral, o imóvel está dentro dos padrões.”, concluiu.

Participaram ainda da visita técnica, a diretora de Gestão Educacional e a chefe de gabinete da Semed, respectivamente Juliana Caeht e Lara Omena, além de outros técnicos da Secretaria Municipal e do Governo do Estado.