Emprego

MPT realizará webinário para discutir empregabilidade do público LGBTQIA+ em Alagoas

Evento será realizado no dia 10 de novembro, através de ambiente virtual

Por 7Segundos com Assessoria 07/11/2023 08h08
MPT realizará webinário para discutir empregabilidade do público LGBTQIA+ em Alagoas
Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas - Foto: Ascom MPT/AL

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas realizará, no dia 10 de novembro, um webinário para discutir alternativas que viabilizem e ampliem a empregabilidade do público LGBTQIA+ no estado. O evento, que será realizado em ambiente virtual, integra um projeto nacional do MPT voltado à implementação de ações específicas para a promoção da igualdade de oportunidades no meio ambiente do trabalho.

O objetivo do Webinário “Empregabilidade LGBTQIA+” é conscientizar empregadores e sociedade em geral sobre a importância da inclusão e diversidade no mundo do trabalho e discutir o combate à discriminação, o respeito e a tolerância no ambiente laboral. Ao todo, 37 empresas de ramos diversos de atuação e instituições de ensino foram convidadas a participar do evento online.

A programação do webinário contará com palestra de Melina Martins, antropóloga e pesquisadora especialista em Estudos Afro-latino-americanos pela Universidade de Harvard e estudiosa das temáticas de Ações Afirmativas, Direitos Humanos, Transidentidades e Políticas Públicas voltadas ao público Trans. O evento também contará com exposição de Amanda Souza, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Previdência Social, e palestra de Marlon Amorim, servidor da Justiça Federal de Santa Catarina e membro do GT de Direitos Humanos da Justiça Federal da 4ª Região.

“A discriminação no ambiente de trabalho é basicamente negar a igualdade de oportunidades e de tratamento, com base em raça, cor, gênero e outros fatores. Esse tema reflete não apenas nos trabalhadores, mas também representa um custo para as empresas, porque provoca desperdício de talentos, efeitos negativos na produtividade e na competitividade das empresas no mercado atual. Então, a importância deste evento é exatamente promover debates sobre a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho e trazer grandes empresas da nossa região para essa parceria pela inclusão”, explicou o procurador do MPT Matheus Gama, titular regional da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação do Trabalho (Coordigualdade).

Foram convidadas a participar do webinário as empresas Carrefour, Assaí, Casa Vieira, Cobasi, HDI Seguros, Unicompra, Atacadão, Unima, Uninassau, Cesmac, Riachuelo, C&A, Renner, Natura, Casa Léa, Itaú, Bradesco, Parmeggiano, Janga e Asa Branca. Também receberam o convite o Senac, Carajás, Natura, Equatorial, Sococo, Hotel Jatiúca, Hospital Arthur Ramos, Unimed, Palato, Hotel Best Western, Tamo Junto Entretenimento, Maple Bear, Agreste Saneamento, Solar Coca-Cola, Santa Casa, BRK e Braskem.

O webinário será realizado no dia 10 de novembro (sexta-feira), das 9h00 às 12h00, através de transmissão ao vivo no Microsoft Teams. O evento será transmitido através do link https://link.mpt.mp.br/MHfAyan (disponível no site prt19.mpt.mp.br e no instagram @mptalagoas).