Polícia

A cada dez vítimas de roubo em AL, apenas uma registra crime na polícia

Dados do IBGE e o do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Por 7Segundos, com O Globo 08/11/2023 10h10 - Atualizado em 08/11/2023 10h10
A cada dez vítimas de roubo em AL, apenas uma registra crime na polícia
Central de Flagrantes - Foto: Assessoria

Um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou a discrepância entre os números de vítimas autodeclaradas de roubo e de registros na polícia.

A cada dez vítimas de roubo em Alagoas, apenas uma registra crime. A taxa de vitimização é de 2.944 por cem mil habitantes, enquanto a de registros na polícia é de 275.

O levantamento usou informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, de 2021, e do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A análise “Evolução dos dados criminais no Brasil” foi coordenada pela economista e ex-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio, Joana Monteiro. Ela acredita que os dados podem ajudar a direcionar políticas públicas.

Joana Monteiro destaca que, entre as principais causas para a subnotificação, estão o medo das vítimas diante da atuação de criminosos e a falta de confiança nas autoridades policiais.

“Esses números ajudam a revelar os problemas que não costumam ser mensurados. Presenciar um tiroteio ou uma cobrança ilegal não gera, necessariamente, um boletim de ocorrência na delegacia, mas diz muito sobre segurança de um local. Além disso, muitas pessoas acabam não procurando a polícia por descrença e falta de confiança nos órgãos de segurança”.