Justiça

Almagis repudia suposta intimidação contra magistrada

Nota foi emitida nesta quarta-feira (08)

Por 7Segundos com Assessoria 08/11/2023 16h04
Almagis repudia suposta intimidação contra magistrada
Órgão emitiu uma nota de repúdio - Foto: Assessoria

A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) repudiou, nesta quarta-feira (8), a tentativa de intimidação da magistrada Olívia Medeiros por parte de alguns advogados da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL).

De acordo com a nota de repúdio da Almagis, no último dia 1º, a Comissão de Prerrogativas foi acionada por duas advogadas grávidas que tinham audiência previamente agendada e chegaram na unidade judiciária mais cedo, exigindo que a audiência delas fosse realizada antes das demais.

A magistrada Olívia Medeiros explicou que, embora não pudesse promover o atendimento imediato do pleito, em face de duas audiências com pessoa enferma e vulnerável, poderia fazer a audiência logo em seguida, ou ainda disponibilizar link para a realização de audiência virtual, a critério das advogadas.

No entanto, as advogadas, desnecessariamente, acionaram a Comissão de Prerrogativas, que, de forma descortês e sem o respeito que sempre caracterizou o comportamento dos membros da OAB/AL, passaram a questionar o porquê de a juíza não ter priorizado e antecipado o atendimento das advogadas gestantes e a ameaçar entrar com representação no Conselho Nacional de Justiça.

A Almagis ressaltou que a magistrada Olívia Medeiros, mesmo em meio a suas inúmeras atribuições, sempre atendeu respeitosamente aos pedidos da advocacia, procurando equacionar o grande volume de circunstâncias que aportam na sua unidade judiciária, inclusive utilizando ferramentas virtuais para facilitar a vida das advogadas e advogados, sempre que solicitado.

A associação ainda destacou que o número de queixas junto à Almagis contra os procedimentos adotados por integrantes da Comissão de Prerrogativas da OAB/AL são de “magistradas”, mulheres que têm se sentido psicológica e até fisicamente intimidadas pela forma agressiva como são tratadas em algumas abordagens da referida Comissão.

Por fim, a Almagis reiterou seu respeito à advocacia, mas ressaltou que irá tomar as providências legais necessárias para que deixem de ocorrer episódios e exposições indevidas como a que hora se retrata.

Para acessar a nota na íntegra clique aqui.