Tecnologia

Lançamento da pedra fundamental marca construção do centro de pesquisa da Embrapa em Alagoas

Evento, que será realizado na segunda (13), terá a presença do governador Paulo Dantas e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

Por 7Segundos com Agência Alagoas (com assessoria da Embrapa) 08/11/2023 19h07
Lançamento da pedra fundamental marca construção do centro de pesquisa da Embrapa em Alagoas
Ilustração da sede da Embrapa que será construída em Ipioca, litoral norte de Maceió - Foto: Governo de Alagoas

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marcará o início da construção da sede do centro de pesquisa da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas será realizada na próxima segunda-feira (13). O evento, que terá a presença do governador Paulo Dantas e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, irá ocorrer no distrito de Saúde, em Ipioca, Maceió.





A nova sede da Embrapa ficará localizada onde funcionou a Companhia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas. O terreno foi doado pelo Governo do Estado. Em outubro, o governador Paulo Dantas recebeu no Palácio República dos Palmares a visita de representantes da Embrapa, que apresentaram o projeto arquitetônico do centro de pesquisa.

As obras têm previsão para ser iniciadas em janeiro de 2024. A Embrapa Alimentos e Territórios tem como missão gerar informações científicas e tecnológicas para agregar valor aos produtos alimentares brasileiros, em conexão com a demanda da sociedade, apoiando o desenvolvimento territorial.





O evento deve contar com a presença da bancada federal alagoana, que foi fundamental para as obras, com o aporte de recursos de emendas parlamentares na ordem de R$ 28,3 milhões. Também foram aportados recursos do Novo PAC, do Governo Federal, para complementar os investimentos para as obras e equipamentos de laboratórios.

Estão confirmados na cerimônia a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso Silva, dirigentes acadêmicos, institucionais e do setor privado, e autoridades políticas locais.





Histórico

A iniciativa de criar a Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas é ainda de 2016, quando houve a identificação, por parte do Governo Federal, da necessidade da criação de um novo centro de pesquisa da empresa que fosse referência em soluções tecnológicas e sociais na temática dos alimentos.

O objetivo era agregar valor aos produtos agroalimentares, com ênfase nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios a partir dos alimentos tradicionais.

A efetiva criação do centro ocorreu em 2018, o qual já conta com 43 pesquisadores e técnicos em seu quadro de pessoal. Alagoas foi escolhida por ser este um dos poucos estados da federação que não possuem centro de pesquisa da Embrapa, e também pela necessidade de apoio a políticas públicas para a geração de renda e a superação da insegurança alimentar.

Alagoas possui agropecuária diversificada, com cadeias produtivas importantes, como as de leite, fruticultura, carnes, apicultura, grãos e mandioca, entre outros. A região produtora está estrategicamente localizada próxima a centros consumidores de grandes cidades, de relevantes regiões turísticas e também de portos para exportação, além da obra hídrica do Canal do Sertão.

Desta forma, o potencial de geração de empregos e renda também é elevado, e a presença da Embrapa no estado vem contribuir para fortalecer as políticas públicas e apoiar a agregação de valor aos alimentos.