Alagoas

Proposta de Alexandre Ayres visa prevenir amputações em pacientes diabéticos de Alagoas

O projeto prevê que o Governo do Estado promova ações para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do pé diabético

Por 7Segundos com Assessoria 11/11/2023 08h08
Proposta de Alexandre Ayres visa prevenir amputações em pacientes diabéticos de Alagoas
Ayres destacou que o projeto visa ampliar a qualidade e preservar a vida das pessoas com diabetes mellitus - Foto: Divulgação

Os pacientes com diabetes em Alagoas ganharão um importante aliado no tratamento da doença, em especial ao cuidado com os membros inferiores, que podem apresentar complicações que levem à amputação. Foi aprovado, na sessão ordinária desta quinta-feira (9), o Projeto de Lei 365/2023, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que institui a Política Pública Estadual de Prevenção ao pé diabético em todo o estado.

A política a que se trata a proposta será implementada por meio de ações integradas nas diferentes esferas de governo em articulação com instituições públicas e privadas, sempre de acordo com o que estabelecem as diretrizes do IWGDF (The International Working Group on the Diabetic Foot), sobre prevenção e tratamento do pé diabético, a fim de estabelecer a orientação sobre a importância do tema.

O projeto prevê que o Governo do Estado promova ações para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do pé diabético, bem como buscar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Além disso, seguirá diretrizes, como a garantia ao acesso universal, integral e equitativo à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do pé diabético, com base em evidências científicas e melhores práticas clínicas, a promoção de ações de educação em saúde e de prevenção do pé diabético e da detecção do pé diabético, por meio de exames preventivos regulares.

Ayres destacou que o projeto visa ampliar a qualidade e preservar a vida das pessoas com diabetes mellitus, reforçando, ainda, a extrema relevância da medida proposta, que a criação da política pública garantirá orientações de medidas preventivas e autocuidado do portador.

"Essa rede de prevenção e tratamento do pé diabético em Alagoas tem o objetivo de aumentar os índices de cura da doença, garantindo diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade nos centros especializados, por meio de um modelo de assistência integral em rede", explicou o parlamentar.