Infraestrutura

Em vídeo moradores reclamam de demolição sem aviso de Colégio, em Maceió

Caso ocorreu na manhã deste sábado (11)

Por 7Segundos 11/11/2023 14h02 - Atualizado em 11/11/2023 16h04
Em vídeo moradores reclamam de demolição sem aviso de Colégio, em Maceió
Engarrafamento causado por demolição "surpresa" - Foto: Reprodução

O Colégio Evangélico Batista de Bebedouro, no Flexal de Cima, em Maceió, foi demolido na manhã deste sábado (11). A demolição foi realizada pela Braskem, responsável pelo rompimento de barragens em Maceió que causou danos a imóveis e moradores da região.

Moradores do entorno do colégio reclamaram que não houve aviso prévio sobre a demolição. Eles também afirmam que a demolição está descumprindo o acordo socioambiental firmado entre a Braskem e os órgãos públicos, já que a área ainda é habitada. Em vídeo é possível ver o enorme engarrafamento que se formou na região, motoristas e motoqueiros indignados com a falta de alerta, afirmando ainda que a demolição deveria ter sido realizada à noite ou no domingo, para não atrapalhar o ir e vir do trabalhador.


Em nota, a Braskem afirmou que a demolição preventiva dos imóveis que integram o mapa de desocupação e monitoramento e estão no percurso de entrada dos Flexais foi determinada pela Defesa Civil de Maceió. A mineradora disse também que a população foi previamente comunicada sobre a demolição deste sábado e que a Justiça Federal de Alagoas determinou que as atividades na região não podem ser impedidas.

Já a Defesa Civil de Maceió afirmou que todas as prerrogativas dessa demolição são da Braskem e a ação é fruto do acordo judicial que obriga a mineradora a realizar e gerenciar o cronograma de demolições das áreas afetadas pelo afundamento do solo. Disse ainda que participou da ação apenas de maneira simbólica.

A demolição do Colégio Evangélico Batista de Bebedouro é uma das 23 medidas previstas no Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, resultado do acordo assinado entre o Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e a Braskem. O objetivo do projeto é reverter a situação de ilhamento socioeconômico na região, e as demolições são necessárias uma vez que algumas unidades apresentam comprometimento estrutural. A medida, portanto, é importante para a segurança dos moradores da região.