Polícia

PF identifica oito suspeitos de vazar imagens do 1º dia do Enem

Investigadores também apreenderam materiais que teriam sido usados para fraudar o exame, em 5 de novembro; segundo dia de provas é neste domingo (12)

Por 7Segundos com CNN Brasil 12/11/2023 15h03
PF identifica oito suspeitos de vazar imagens do 1º dia do Enem
Enem: empresas responsáveis pelas plataformas digitais foram acionadas para preservar o conteúdo e auxiliar o rastreamento de postagens - Foto: Shutterstock | rafapress

A Polícia Federal (PF) identificou oito pessoas suspeitas de vazar imagens das provas do Enem, no primeiro dia de aplicação do exame, em 5 de novembro.

Os casos foram registrados em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília.A operação ainda cumpre diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará.

Foram apreendidos materiais que teriam sido usados para aplicar fraudes ao exame em Maceió e Vitória da Conquista (BA).

O segundo dia de aplicação do Enem ocorre neste domingo (12).

Fotos dos cadernos de provas aplicadas no primeiro dia, em 5 de novembro, circularam nas redes sociais após os estudantes serem isolados, com o fechamento dos portões dos locais de avaliação, e antes do horário permitido para sair da sala com as provas.

As empresas responsáveis pelas plataformas digitais foram acionadas para preservar o conteúdo e auxiliar o rastreamento de postagens.

A PF foi acionada pelo Ministério da Educação (MEC) ainda na data da prova, em 5 de novembro. As fotos foram detectadas a partir de monitoramento feito por integrantes da pasta e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A segurança e a aplicação do Enem são feitas de forma integrada por funcionários dos ministérios da Educação, da Justiça e da Defesa, Inep, PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Correios, além de órgãos estaduais de segurança.