Meio ambiente

Polícia Ambiental apreende seis armas, um simulacro e resgata cinco aves silvestres

Ações foram realizadas em municípios da Zona da Mata e da Grande Maceió

Por 7Segundos 15/11/2023 17h05 - Atualizado em 15/11/2023 17h05
Polícia Ambiental apreende seis armas, um simulacro e resgata cinco aves silvestres
Parte do material apreendido durante a operação - Foto: AssessoriA/BPA

O combate aos crimes ambientais e outras naturezas segue sendo desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas por meio de seu Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Durante o serviço da terça-feira (14) equipes contabilizaram um saldo de seis armas de fogo e um simulacro retirados de circulação. Cinco pássaros da fauna silvestres foram resgatados do cativeiro.

Em ações realizadas entre os municípios de São José da Laje e União dos Palmares houve flagrante de Posse ilegal de arma de fogo e de Cativeiro de animais silvestres. Uma espingarda calibre 28 com duas munições foi apreendida. Na mesma ação foram recuperados cinco pássaros silvestres, sendo três da espécie papa-capim e dois da espécie patativa.

Os policiais foram informados sobre uma localidade onde havia atividade de caça ilegal. Durante as diligências foi encontrado um senhor que informou que não caçava mais, porém admitiu possuir uma espingarda que mantinha guardada em outro povoado. No local indicado, os policiais encontraram o restante do material. Material e indivíduo foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública de Viçosa para os procedimentos cabíveis.

Já as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) aos cuidados dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

Algumas das armas apreendidas. Foto: assessoria/MPA

Já os militares do Pelotão Aquático do BPA, durante fiscalização na zona rural de União dos Palmares, perceberam nas imediações do Sítio Cavaco um grupo empreendeu fuga por uma área de mata ao notar a aproximação policial. Os policiais realizaram incursão na região, porém não localizaram os indivíduos. Entretanto, quatro armas de fabricação artesanal foram encontradas e encaminhadas ao CISP de Viçosa.

Em outro pronto do território alagoano, desta feita no Sítio Imprensa, Zona Rural de Ibateguara, o BPA recolheu uma espingarda calibre 36 com seis munições intactas. Os policiais chegaram ao local a partir de uma denúncia anônima. O armamento foi recolhido e apresentado na delegacia de Polícia Civil em Viçosa para os procedimentos cabíveis.

Mais uma das armas apreendidas na operação, municiada. Foto: assessoria/MPA

Já a guarnição Ambiental 02, em ação no município do Pilar, apreendeu um simulacro de arma de fogo. A equipe retornava para Maceió após ações no interior quando se deparou com um transeunte em atitude suspeita. 

Simulacro de arma de fogo apreendido pela BPA. Foto: assessoria/BPA

Este correu quando notou a aproximação policial, sendo contido e abordado em seguida. Com ele foi encontrada uma réplica de pistola, feita de plástico, que ele admitiu utilizá-la para efetuar assaltos. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes, em Maceió.