Cidades

Samu Maceió tem primeira mulher negra no comando em quase 20 anos do órgão

Beatriz Santana também é a primeira enfermeira a assumir a coordenação do órgão

Por 7Segundos com Assessoria 20/11/2023 13h01
Samu Maceió tem primeira mulher negra no comando em quase 20 anos do órgão
Beatriz Santana também é a primeira enfermeira a assumir a coordenação do órgão - Foto: Ascom Samu

Doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), mestre em enfermagem, especialista em urgência e emergência, saúde da mulher e obstetrícia, a enfermeira Beatriz Santana de Souza Lima é a primeira mulher negra no comando do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maceió em quase 20 anos do órgão.

O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda enfatizou a relevância histórica e a representatividade de ter uma mulher negra liderando um cargo de destaque no setor, o que demonstra a diversidade, fortalece a tomada de decisões e promove equidade na gestão da saúde pública em Alagoas.

“A nomeação de Beatriz, uma mulher negra para liderar um cargo importante no setor de saúde não apenas quebra barreiras, mas também inspira outras pessoas. Dessa forma, a gestão do Estado de Alagoas contribui para um sistema de saúde mais inclusivo e sensível às diversas necessidades da população”, ressaltou o gestor.

Enfermeira há 12 anos, ela foi coordenadora de enfermagem do Samu nos anos de 2017 a 2019 e é servidora pública da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além de mãe da pequena Maria Tereza e mulher negra.

“É uma grande honra. Sou apaixonada pelo serviço pré-hospitalar e tenho muito orgulho de fazer parte do SAMU, porque é assim que me sinto, parte. Agradeço a oportunidade dada pelo secretário de saúde Gustavo Pontes de Miranda, também ao olhar do governador Paulo Dantas de colocar mulheres em funções estratégicas na gestão pública. Eu assumo o compromisso de nossa equipe de continuar prestando um serviço de excelência em Alagoas”, destacou.

Primeira enfermeira a assumir a coordenação geral do Samu Maceió, Beatriz substitui o médico Jhonat Thaylson da Silva.

O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. O Samu realiza atendimentos em qualquer lugar de Alagoas e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.