Saúde

Campanha Herói Hemoal promove doação de sangue e solidariedade no palácio República dos Palmares

Iniciativa enfatiza a importância de doar e ser herói na vida de alguém

Por 7Segundos com Assessoria 23/11/2023 14h02
Campanha Herói Hemoal promove doação de sangue e solidariedade no palácio República dos Palmares
Servidores do Palácio participando da campanha - Foto: Eliana Batista / Agência Alagoas

Com o intuito de comemorar o dia do doador de sangue, que é celebrado no dia 25 de novembro, o Hemoal está realizando a campanha Herói Hemoal, promovendo a doação de sangue e a solidariedade.

A ação está acontecendo em todos os pontos de coleta sanguínea de Alagoas, e durante a quinta e sexta-feira (23 e 24 de novembro) das 9h às 16h, também está sendo realizada no Palácio República dos Palmares, para todos os servidores e cidadãos que desejarem doar.

A campanha acontece em um momento crítico para o estoque do Hemoal, que precisa de doadores e voluntários que se disponham a ajudar e salvar vidas que necessitam dessas doações. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, disse a Assistente Social, Síntia Raniere Correia.

Para realizar a doação é preciso seguir alguns critérios, são eles:

- Idade entre 16 e 60 anos, para quem já for doador;

- Idade entre 16 e 69 anos para quem for doar pela primeira vez;

- Estar bem de saúde, com uma boa alimentação e ter dormido no mínimo seis horas na noite antecedente a doação;

- Pessoas que possuem tatuagem e piercing a mais de um ano.

Existem algumas restrições para aqueles que já tiveram doenças infectocontagiosas, como: hepatites B e C, sífilis e HIV, que não podem doar definitivamente. As inaptidões temporárias são para aqueles que apresentarem sintomas gripais como: tosse, coriza e garganta inflamada, é necessário aguardar um período de recuperação de sete dias, e no oitavo já pode ser realizada a doação.

A campanha também promove o cadastramento de doadores de medula óssea. “A doação de medula óssea é tão importante quanto a doação de sangue. A compatibilidade é muito difícil, então é muito necessário que doadores voluntários se cadastrem para que um maior número de pessoas possam ser atendidas por essa doação”, enfatizou Síntia Raniere.

O cadastramento é realizado de maneira simples, pessoas entre 18 e até 35 anos podem se cadastrar. É preenchido um formulário com todas as informações pessoais do doador e é feita a coleta de 5ml de sangue. Essas informações seguem para o Redome (Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), e junto com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) e Rereme (Relação Regional de Medicamentos Essenciais), são feitos testes de compatibilidade entre os dados do doador e do paciente, para ser encontrado alguém que seja compatível.

Para doar sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea, basta comparecer a um dos pontos de coleta do Hemoal em Maceió. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h, aos sábados.

A campanha Herói Hemoal segue em várias localidades. No sábado (25), será no Hemoal do Trapiche, da Via Expressa e em Arapiraca. No domingo (26), acontecerá na orla de Maceió, na Rua Fechada da Ponta Verde.