Economia

Governo de Alagoas entrega maquinários e equipamentos para catadores de materiais recicláveis

Ao todo, foram investidos R$ 981.185,95 na aquisição dos equipamentos, que vão contribuir para a estruturação das organizações coletivas e a melhoria das condições de trabalho

Por 7Segundos com Agência Alagoas 26/11/2023 09h09
Governo de Alagoas entrega maquinários e equipamentos para catadores de materiais recicláveis
Programa CataMais beneficia 32 cooperativas em 26 municípios - Foto: Natalício Vieira / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), entregou nesta semana maquinários e equipamentos para 32 cooperativas de catadores de materiais recicláveis em 26 municípios do estado. Ao todo, foram investidos R$ 981.185,95 na aquisição dos equipamentos, que vão contribuir para a estruturação das organizações coletivas e a melhoria das condições de trabalho dos catadores.

Os maquinários irão ajudar a reduzir o tempo e o esforço necessários para o trabalho, melhorar a segurança dos catadores e aumentar a quantidade de materiais recicláveis que podem ser coletados. As cidades beneficiadas foram Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Igaci, Inhapi, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Quebrangulo, Maceió, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Pilar, Piranhas, Roteiro, Santana de Ipanema, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, Satuba e Teotônio Vilela.





O evento de entrega dos equipamentos do programa CataMais, promovido pela Seteq, aconteceu na última quarta-feira (22), no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima/Afya). Foram entregues 10 prensas hidráulicas motorizadas, 11 paleteiras com balança integrada, 3 elevadores de carga, 4 empilhadeiras e 3 esteiras, além de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e fardamentos. Mais de 260 catadores de Maceió participaram da entrega. Além de receberem os maquinários, os trabalhadores realizaram o pré-credenciamento para a 10ª Expocatador e participaram de atividades de formação sobre o uso dos equipamentos e a gestão de cooperativas.

Os maquinários entregues são destinados à prensagem, movimentação e armazenagem de materiais recicláveis. Em Maceió, as cooperativas beneficiadas foram a de Recicladores de Alagoas (Cooprel), das unidades do Benedito Bentes e Antares, a de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), Catadores da Vila Emater (Coopvila), Cooperativa das Catadoras e Catadores da Lagoa Mundaú (Coopmundaú) e Catadores Individuis. Juntas, elas atendem mais de 40 mil residências com a coleta seletiva sendo aproximadamente 160 mil pessoas beneficiadas indiretamente e empregam 105 catadores.

A catadora Maria José, 65 anos, presidente da Cooprel, conta que está na profissão há 20 anos e só agora os catadores foram beneficiados com ações do poder público. Ela fala ainda que os trabalhos eram feitos anteriormente de forma manual. A chegada das máquinas vai dar um descanso aos profissionais.





A Seteq entregou em cada unidade da Cooprel, no Antares e Benedito Bentes, uma prensa hidráulica motorizada transversal, uma empilhadeira e uma paleteira (transpalete com balança integrada). Na Cooplum foram entregues uma prensa hidráulica motorizada transversal, um elevador de carga e uma paleteira (transpalete com balança integrada). Na Coopvila um rolador de carga (esteira) e uma paleteira (transpalete com balança integrada). A Coopmundaú e os Catadores Individuais receberam os kits de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e fardamentos.

De acordo com o secretário Arthur Albuquerque, do Trabalho, Emprego e Qualificação, a entrega desses equipamentos e maquinários é essencial para melhorar as condições de trabalho dos catadores, tornando-o mais seguro, eficiente e produtivo. “Os equipamentos vão ajudar a reduzir o esforço físico necessário para as atividades de coleta, triagem e prensagem dos materiais recicláveis. Além disso, aumentam a segurança dos catadores, protegendo-os de acidentes e doenças ocupacionais” disse o gestor.





O secretário ainda afirmou que o programa CataMais tem o objetivo de contribuir para a geração de trabalho e renda, criando condições de superação da extrema pobreza e o fomento à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios alagoanos.

Outras associações do estado foram beneficiadas. Em Coruripe, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José, as Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre (Coopecmarca), a Alagoana de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte), em Porto Calvo, além das associações dos Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Maravilha, de Catadores e Recicladores de Poço das Trincheiras (ACRTP) e dos Coletores de Materiais Recicláveis de São José da Tapera (ASMART).

Também foram contempladas as associações de catadores de materiais recicláveis da Barra de Santo Antônio, Satuba, Jéquia da Praia, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela; Catadores e Recicladores Alagoanos (Ascra), em Inhapi; Catadores de Delmiro Gouveia (Ascadel); Reciclar é Viver, em Pilar; Catadores de Quebrangulo (Ascaque); Catadores de Material Reciclável de Palmeira dos índios (ACAMRPI); Catadores de Igaci, Catadores de Reciclagem de Roteiro (Ascarr); Associação Unirecicla, em Maragogi; Recicladores e Recicladores de Joaquim Gomes (ASRECIJOG); Catadores de Materiais Recicláveis de São Miguel dos Campos (Acamare); Ascarpi, em Piranhas; Catadores de Materiais Recicláveis de Craíbas (ACARC); e a Ascaman, em Arapiraca.





O programa

O CataMais é um programa que ajuda a fortalecer as organizações coletivas de catadores de materiais recicláveis no estado. Ele é fruto da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Seteq, e o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, ele ajuda a contribuir com a geração de trabalho e renda, criando condições de superação da extrema pobreza e o fomento à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios alagoanos.

Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto está a identificação, cadastro e mobilização dos catadores em Alagoas, a promoção do bem-estar dos trabalhadores, adequando a estrutura física das cooperativas com o fornecimento de maquinários, veículos, EPI's e fardamento. O órgão oferece também, pelo programa, capacitações técnicas aos profissionais e a incubação dos empreendimentos, e também ajuda no apoio a realização de encontros estaduais e participação em eventos nacionais.