Infraestrutura

Arthur Lira diz que preservar vidas é prioridade e anuncia construção de 2,3 mil casas em Maceió

“Este momento é de nos unirmos em defesa de Maceió: bancada federal, vereadores e governos e União."

Por 7Segundos com Assessoria 30/11/2023 16h04
Arthur Lira diz que preservar vidas é prioridade e anuncia construção de 2,3 mil casas em Maceió
Colapso no Mutange: Arthur Lira diz que preservar vidas é prioridade e anuncia construção de 2,3 mil casas em Maceió - Foto: Assessoria

O deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, participou na tarde desta quinta-feira (30) da reunião ampliada sobre a crise do colapso da mina 18 situada no bairro do Mutange em Maceió. Ao lado do prefeito JHC (PL) e de secretários municipais, vereadores, representantes da Defesa Civil e da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), o parlamentar fez uma breve avaliação de cenário e defendeu união de todos para contornar a crise e garantir que não haja vítimas em caso de afundamento total da área.

Diante dos tremores de terra na região, na quarta-feira (29) Arthur Lira entrou em contato com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para falar sobre a situação de emergência vivenciada na capital alagoana. Na reunião, Arthur Lira anunciou a construção de 2,3 mil novas casas e habitações populares em Maceió. As novas unidades serão construídas com recursos do Ministério das Cidades e são oriundas do trabalho de articulação política de Lira.

O presidente da Câmara dos Deputados também reiterou que vai “reforçar junto ao Governo Federal a necessidade do atendimento dos pleitos da capital alagoana. Este problema precisa de apoio da União, e acredito que a União fez pouco até agora, uma vez que se trata de um desastre ambiental de grande proporção. Vou trabalhar em conjunto com todos e com a bancada para sensibilizar, e garantir, investimentos da União capazes de reduzir danos e impactos ainda maiores”, afirmou Lira.

O parlamentar destacou que “antes de qualquer posição, a atitude principal e primeira é a defesa da vida, evitando feridos ou vítimas caso ocorra o colapso da chamada Mina 18”. Lira também fez um apelo “para que não sejam compartilhadas fake news ou boatos sobre este fato, sendo primordial que a população se informe com base nas fontes oficiais e confiáveis de informação, não espalhando caos e notícias falsas sobre os acontecimentos”.

“Este momento é de nos unirmos em defesa de Maceió: bancada federal, vereadores e governos e União. Preservar vidas é prioridade. A atual gestão da Prefeitura herdou este problema e está lutando para minimizá-lo. Como deputado e como presidente da Câmara atuarei com ainda mais empenho para que o Governo Federal apoie as demandas de Maceió diante do afundamento do solo do Mutange e, também, do Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e região”, finalizou Arthur Lira.