Maceió

[Vídeo] Diminuição da velocidade de afundamento na Mina 18 traz sinais de estabilização, afirma prefeito de Maceió

A capital alagoana está sob estado de emergência

Por 7Segundos 02/12/2023 13h01
[Vídeo] Diminuição da velocidade de afundamento na Mina 18 traz sinais de estabilização, afirma prefeito de Maceió
Diminuição da velocidade de afundamento na Mina 18 traz sinais de estabilização, afirma prefeito de Maceió - Foto: Assessoria

Em um pronunciamento através das redes sociais neste sábado (2), o prefeito de Maceió, JHC, trouxe informações cruciais sobre a situação atual da Mina 18 da Braskem, no bairro do Mutange. Em meio à preocupação gerada pelo iminente colapso na região, o gestor municipal destacou uma diminuição significativa na velocidade de afundamento.

De acordo com JHC, dados da Defesa Civil apontam uma redução drástica na taxa de afundamento, que caiu de 5 cm por hora para 0,7 cm por hora. Essa diminuição, segundo o prefeito, é um indicativo positivo, apontando para uma tendência de estabilização na região atingida.

"Estamos vencendo um dia de cada vez para podermos juntos sairmos dessa situação", afirmou JHC, ressaltando os esforços contínuos das autoridades locais para lidar com a crise.

A atualização do boletim da Defesa Civil revelou um cenário de progresso, indicando que dos 12 equipamentos DGPS (Sistema de Posicionamento Global Diferencial) utilizados para medir o afundamento, apenas um encontra-se em alerta máximo neste momento. Além disso, os sismos registrados na área também diminuíram consideravelmente, sinalizando uma possível estabilização.

Esses desenvolvimentos positivos vêm em um momento crucial, após o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa, ter reconhecido a situação de emergência em Maceió devido ao colapso iminente na Mina 18. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, terá validade por 180 dias na capital.

O documento assinado pelo prefeito JHC foi embasado em informações técnicas da Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maceió (COMPDEC), que alertou para a ocorrência frequente de abalos sísmicos na área afetada pelo colapso.

Com esse reconhecimento federal, a gestão municipal ganha a possibilidade de solicitar recursos para ações de assistência humanitária. A liberação desses recursos está condicionada à apresentação e avaliação dos planos de trabalho pela equipe técnica do Governo Federal.A situação permanece sob monitoramento constante das autoridades locais, e a comunidade é orientada a seguir as diretrizes de segurança estabelecidas pela Defesa Civil.Diante dos avanços registrados, a cidade aguarda a continuidade dos esforços conjuntos para enfrentar e superar essa crise que impacta diretamente a vida dos moradores afetados.