Maceió

Área de risco no Mutange foi totalmente desocupada, segundo nota da Braskem

Uma das minas abertas pela empresa para extração de sal-gema sofre risco iminente de colapso

Por 7Segundos 02/12/2023 14h02
Área de risco no Mutange foi totalmente desocupada, segundo nota da Braskem
Mina 18 da Braskem - Foto: Reprodução

Em um comunicado oficial emitido neste sábado (2), a Braskem informou sobre as recentes atualizações referentes à situação da Mina 18 no bairro do Mutange, em Maceió. A empresa reforçou que a área de risco delimitada pela Defesa Civil municipal está totalmente desocupada, inclusive com a realocação de moradores de 23 imóveis que resistiam em permanecer na região, seguindo uma determinação judicial.

Desde abril de 2020, a área de resguardo no bairro do Mutange, onde se encontra a Mina 18, permanece desabitada, e os dados atuais de monitoramento indicam que a acomodação do solo continua concentrada nessa área específica. A Braskem detalhou duas possíveis evoluções desse processo: uma acomodação gradual até a estabilização e a possibilidade de uma acomodação abrupta. Todos os dados estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades locais, com quem a empresa mantém uma colaboração estreita.

Em nota, a empresa enfatizou seu comprometimento contínuo com o monitoramento da situação na mina e mencionou o encerramento total da extração de sal-gema em Maceió em maio de 2019. A Braskem está em processo de fechamento definitivo dos poços de sal, seguindo um plano aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O progresso desse plano registra 70% de avanço nas ações, com previsão de conclusão para meados de 2025.

Dentre as 35 cavidades, a empresa identificou 9 com recomendação de preenchimento com areia. Das 9, 5 já tiveram o preenchimento concluído, em 3 o trabalho está em andamento e 1 já não requer mais preenchimento, estando pressurizada. Adicionalmente, em 5 cavidades foi observado um processo de autopreenchimento, enquanto as demais 21 cavidades estão em processo de tamponamento e/ou monitoramento, com 7 delas tendo o trabalho concluído.

A Braskem detalhou, ainda, que as atividades para o preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento, mas foram temporariamente suspensas devido a movimentações atípicas no solo. A empresa reiterou que todas as ações seguem os prazos definidos no plano de fechamento, que é regularmente revisado em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Confira a nota na íntegra:

ATUALIZAÇÃO – BRASKEM
MACEIÓ, 02/12, 14H

A área de risco do mapa definido pela Defesa Civil municipal está 100% desocupada. Os moradores de 23 imóveis que ainda resistiam em permanecer nessa área de risco foram realocados pela Defesa Civil, por determinação judicial.
Importante lembrar que a área de resguardo no bairro do Mutange onde fica a mina 18, cuja realocação preventiva foi iniciada pela Braskem em dezembro de 2019, está desocupada, sem nenhuma pessoa residindo na região desde abril de 2020.

Os dados atuais de monitoramento demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e que essa acomodação poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta. Todos os dados colhidos estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades, com quem a Braskem vem trabalhando em estreita colaboração.
A Braskem continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange. 

SITUAÇÃO DAS CAVIDADES

A extração de sal-gema em Maceió foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse plano registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025.

Das 35 cavidades, 9 receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, 5 tiveram o preenchimento concluído, em outras 3 os trabalhos estão em andamento e 1 já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento com areia.

Além dessas, em outras 5 cavidades foi confirmado o status de autopreenchimento.

As demais 21 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 7 delas o trabalho já foi concluído. As atividades para preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento e foram suspensas preventivamente devido à movimentação atípica no solo.

Todo o trabalho segue prazos pactuados no âmbito do plano de fechamento, que é regulamente reavaliado com a ANM.