Política

Presidente em exercício do Senado, Rodrigo cobra responsabilização da Braskem

Cunha visitou ministérios, organismos e autoridades federais no Distrito Federal ao lado do prefeito JHC (PL), buscando apoio do governo rumo à minimização do dano ambiental causado pela Braskem em Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 04/12/2023 18h06
Presidente em exercício do Senado, Rodrigo cobra responsabilização da Braskem
Rodrigo Cunha - Foto: Reprodução

O senador Rodrigo Cunha (Podemos), presidente em exercício do Senado Federal, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (4) em Brasília. Cunha visitou ministérios, organismos e autoridades federais no Distrito Federal ao lado do prefeito JHC (PL), buscando apoio do governo rumo à minimização do dano ambiental causado pela Braskem em Maceió.

“Em 2019 conduzimos uma audiência pública no Senado, na qual ficou comprovada a responsabilidade da Braskem neste que é um dos piores desastres ambientais do mundo, que tanto sofrimento tem trazido a milhares de famílias e cidade de Maceió. O que se viu é que a Braskem explorou de forma indiscriminada o sal-gema e utilizou de extrema usura só buscando obter lucro. A Braskem e quem concedeu licenças ambientais para esta empresa precisam ser responsabilizados”, disse Cunha.

“A responsabilidade total se dá para empresa, mas também para os órgãos que concederam durante 40 anos o direito para que essas empresas realizassem a extração desse mineral sem qualquer tipo de fiscalização”, disse Rodrigo Cunha. Vice-presidente do Senado, ele substitui Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando da Casa. Pacheco está em viagem internacional para a COP28, em Dubai.

Ainda de acordo com o senador, “o momento de é unir forçar em socorro à nossa capital. O prefeito JHC está conduzindo este trabalho de forma atuante e, também, gostaria de destacar todo o apoio do presidente em exercício Geraldo Alckmin”. Rodrigo Cunha e JHC realizaram audiências com o ministro da Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, do Turismo Celso Sabino e com autoridades da Agência Nacional de Mineração.