Política

Em Comissão do Senado, Rodrigo Cunha garante autorização de empréstimo para obras e melhorias em Maceió

A ação de Rodrigo se dá rumo à minimização dos danos causados pela possibilidade de colapso da Mina 18 da Braskem

Por 7Segundos com Assessoria 05/12/2023 11h11 - Atualizado em 05/12/2023 18h06
Em Comissão do Senado, Rodrigo Cunha garante autorização de empréstimo para obras e melhorias em Maceió
Cunha e o prefeito participaram de uma série de reuniões na segunda-feira - Foto: Divulgação

Exercendo a presidência do Senado Federal, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) vem conduzindo a pauta junto a organismos federais em Brasília em busca de apoio à Maceió. A ação de Rodrigo se dá rumo à minimização dos danos causados pela possibilidade de colapso da Mina 18 da Braskem. Sempre acompanhado do prefeito da capital JHC (PL), que lidera o trabalho do município em prol do atendimento às comunidades atingidas e à redução dos danos à cidade, Cunha e o prefeito participaram de uma série de reuniões na segunda-feira (4).

“Estamos, eu e o prefeito JHC, empenhadíssimos nesta missão de reduzir os impactos nocivos que a Braskem causou em nossa cidade. Por isso, em todas as agendas, solicitamos providências concretas, práticas e imediatas em benefício de Maceió e de sua gente, assim como esclarecimentos e responsabilização da mineradora por parte das autoridades nacionais. Queremos justiça e não vamos deixar cobrar e lutar por reparação à nossa cidade, que inclusive comemora seu aniversário e merece todo nosso amor, defesa e esforço”, disse Cunha.

Entre as reuniões, Cunha e JHC foram recebidos pelos dirigentes da Agência Nacional de Mineração, órgão que tem a atribuição de controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional. Na Agência, foi formalizado o pleito para que sejam apurados os motivos que levaram a Braskem a não realizar com rapidez o preenchimento da Mina 18. Já no Ministério da Pesca, foi solicitado ao ministro André de Paula o pedido urgente para o pagamento de assistência humanitária a pescadores e marisqueiras da Lagoa Mundaú.

Cunha e JHC também estiveram com o ministro da Assistência Social, Wellington Dias. Ao ministro foi solicitado pagamento de Auxílio Emergencial, antecipação do recurso do Bolsa Família, recursos para Aluguel Social e aquisição de cestas básicas para as famílias afetadas. No ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a pauta com o ministro Waldez Góes foi elaboração em conjunto com a Defesa Civil Nacional e municipal de um Plano de Trabalho Específico para reconstrução de todas as áreas atingidas em Maceió, assim como a permanência de equipes da Defesa Civil Nacional na cidade.

Ainda na segunda, Cunha e JHC foram recebidos pelo ministro do Turismo Celso Sabino, reiterando a necessidade de o ministério apoiar o trade turístico local propagando a informação de que as áreas turísticas de Maceió estão seguras e não foram afetadas. Fake news estão afirmando o contrário e prejudicando o segmento, gerador de milhares de empregos. Na Caixa Econômica Federal, junto ao presidente Carlos Antônio Vieira Fernandes, a solicitação foi por apoio na construção de habitações para realocar os moradores dos bairros afetados e que constam na área de monitoramento de risco.