Política

Rodrigo Cunha garante autorização de empréstimo na CAE para obras e melhorias em Maceió

Os recursos serão investidos na reparação de danos causados pelo risco de desmoranamento de uma mina de extração de sal-gema da petroquímica Braskem

Por 7Segundos com Assessoria 05/12/2023 18h06
Rodrigo Cunha garante autorização de empréstimo na CAE para obras e melhorias em Maceió
Rodrigo Cunha - Foto: Reprodução

Seguiu para o Plenário, em regime de urgência, a Mensagem 94/2023, que autoriza empréstimo para a cidade de Maceió no valor de US$ 40 milhões no Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) pelo risco de desastre ambiental. O texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (5), com parecer e pedido para celeridade feitos pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL). Os recursos serão investidos na reparação de danos causados pelo risco de desmoranamento de uma mina de extração de sal-gema da petroquímica Braskem.

A medida havia sido anunciada na segunda-feira (4) por Cunha, que exercia interinamente a Presidência do Senado, em virtude de viagem internacional do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador vinha tomando medidas desde que o risco de colapso do solo na cidade chegou ao alerta máximo pela Defesa Civil no fim de novembro. Ele se reuniu com autoridades como o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e também com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o ministro do Turismo, Celso Sabino.

— Através deste empréstimo poderemos investir no desenvolvimento urbano e na melhoria da qualidade de vida da população. Hoje [5] é aniversário de Maceió, então, data oportuna para darmos celeridade à aprovação deste empréstimo. Na última sexta-feira [1º], estive pessoalmente com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que deu celeridade a todas as medidas solicitadas e encaminhou a Mensagem 94/2023 ao Senado Federal — afirmou Cunha na CAE.