Política

CPI da Braskem: Renan consegue indicados e comissão deve ser instalada na próxima semana

Senador disse que também vai sugerir que as vítimas sejam as primeiras a serem ouvidas

Por 7Segundos com Uol 07/12/2023 17h05 - Atualizado em 07/12/2023 19h07
CPI da Braskem: Renan consegue indicados e comissão deve ser instalada na próxima semana
Comissão Parlamentar de Inquérito é formada por 11 senadores - Foto: Reprodução

A articulação de Renan Calheiros (MDB-AL) pela CPI da Braskem deu certo e os líderes partidários indicaram sete nomes para compor o colegiado. Como uma Comissão Parlamentar de Inquérito é formada por 11 senadores, com maioria indicada a comissão pode ser instalada.

"A CPI da Braskem já é realidade graças à sensibilidade dos senadores que a apoiaram - 45 - e a indicação dos integrantes pelos lideres partidários. Papel determinante teve a sociedade de Alagoas e, principalmente, de Maceió", destacou o senador, em seu perfil no instagram. O Senador disse que também vai sugerir que as vítimas do crime sejam as primeiras a serem ouvidas pela comissão.

Pelas regras do Senado, o integrante mais velho pode agora convocar uma reunião e instalar a CPI. Atualmente, o integrante mais velho é Renan. Se esse cenário permanecer, o senador convocará uma reunião para a próxima terça (12) ou quarta-feira (14).

Até o momento, segundo Renan, há 7 indicados formalmente para a CPI da Braskem. São eles:

Renan Calheiros (MDB-AL);
Efraim Filho (União Brasil-PB);
Cid Gomes (PDT-CE);
Omar Aziz (PSD-AM);
Jorge Kajuru (PSB-GO);
Wellington Fagundes (PL-MT);
Eduardo Gomes (PL-TO).

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) ainda não foi indicado como participante da CPI. No entanto, o bloco do qual ele faz parte ainda conta com uma vaga entre os integrantes titulares. Ou seja, o senador alagoense ainda pode participar do colegiado.