Política

CPI da Braskem no Senado Federal tem membros escolhidos por líderes partidários

De Alagoas, Renan Calheiros e Rodrigo Cunha participarão como titulares da comissão

Por 7Segundos 08/12/2023 06h06 - Atualizado em 08/12/2023 08h08
CPI da Braskem no Senado Federal tem membros escolhidos por líderes partidários
Senado Federal - Foto: Assessoria/Senado

O possível colapso da mina 18 utilizada pela Braskem para exploração de sal-gema no bairro do Mutange, em Maceió, chamou atenção nacional. Com a indicação de sete dos 11 representantes de diferentes partidos para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a responsabilidade da mineradora no desastre, a instalação do colegiado se torna iminente.

Liderada pelo senador Renan Calheiros (MDB), a proposta da CPI ganhou força com o apoio de parlamentares como Kajuru (PSB-GO), Omar Aziz (PSD-AM), Efraim Filho (União-PB), Wellington Fagundes (PL-MT) e Eduardo Gomes (PL-TO), sendo Magno Malta suplente pelo PL. Renan Calheiros é apontado como possível relator, enquanto Omar Aziz desponta como cotado para a presidência do comitê.

O PDT indicou Cid Gomes para assumir uma cadeira titular, enquanto Leila (PDT-DF) figura como substituta. Entre os suplentes, estão Cleitinho (Republicanos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Jayme Campos (União-MT). Por outro lado, o PP, Republicanos e o PT ainda não anunciaram seus representantes titulares.

O foco da CPI será aprofundar as investigações sobre a responsabilidade da Braskem no desastre ocorrido em Maceió, afetando diretamente comunidades locais. Os moradores desses bairros aguardam ansiosamente por respostas e por medidas que possam mitigar os impactos devastadores que têm enfrentado.

A expectativa está voltada para a reunião marcada para a próxima quarta-feira (13), na qual esses parlamentares devem se reunir para instalar oficialmente a comissão e dar início às investigações.

CPI na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados também deve abrir uma CPI para investigar o caso. Um dos parlamentares alagoanos que assinou o requerimento para a abertura da comissão foi o deputado federal Daniel Barbosa (PP).

O parlamentar assinou, na última quarta-feira (6), um requerimento para que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara com o objetivo de investigar a responsabilização da Braskem pelos danos socioambientais devastadores causados em cinco bairros de Maceió por causa da exploração de sal-gema.

"Assinei o requerimento para abrir, aqui na Câmara, a CPI sobre o desastre em Maceió. A responsabilidade da Braskem no afundamento do solo em 5 bairros da capital precisa ser investigada. As vítimas merecem justiça e reparação, enquanto os responsáveis devem ser punidos, civil e criminalmente", afirmou o parlamentar em seu recente pronunciamento.


A CPI proposta visa investigar minuciosamente as ações e omissões da Braskem que culminaram no afundamento do solo em bairros de Maceió. A repercussão desse evento tem gerado consternação e mobilização tanto a nível local quanto nacional, com a sociedade, sobretudo as vítimas, clamando por transparência, justiça e medidas corretivas.