Polícia

PM reforça policiamento em Maceió e Região Metropolitana para garantir tranquilidade no final de ano

Operação de três dias contará com 536 policiais militares e viaturas administrativas

Por Governo de Alagoas 08/12/2023 14h02
PM reforça policiamento em Maceió e Região Metropolitana para garantir tranquilidade no final de ano
Viatura da PM foi deslocada ao local - Foto: Reprodução/Internet

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) iniciou nesta sexta-feira (8) uma operação de reforço do policiamento em Maceió e na região metropolitana. A ação, que segue até o domingo (10), visa garantir a tranquilidade da população no final de ano.

Ao todo, 536 policiais militares serão empregados extraordinariamente para o desenvolvimento das atividades de policiamento ostensivo, juntamente ao efetivo ordinário previamente escalado

Os militares serão distribuídos em patrulhas do policiamento a pé no Centro da cidade e nas orlas marítimas da capital e praias do Francês e Barra de São Miguel, bem como em guarnições motorizadas do 1º, 4º, 5º, 8º, 12º e 13º Batalhões, Batalhão Escolar e 2ª, 4ª e 5ª Companhias.

Nestes três dias de operação, as viaturas administrativas, que são utilizadas durante a semana, serão disponibilizadas para reforçar as atividades do policiamento ostensivo.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, destaca que todo o planejamento operacional tem caráter preventivo e visa coibir ações delituosas.

“Esta época de final de ano requer uma atenção especial, por isso os nossos esforços se concentram em elaborar o melhor planejamento, considerando os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública e aspectos como período de férias, atividade turística e movimentação comercial. O objetivo é garantir que todos possam usufruir de tranquilidade e segurança, enquanto se preparam para as festas de final de ano”, acrescentou o comandante.

Do efetivo total empregado na operação de reforço, 394 são alunos dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Formação de Praças (CFP) que atuam no policiamento junto a policiais experientes, em forma de estágio, uma das etapas da formação que se encontra em andamento.

Operação Verão

Paralelo à operação de reforço deste final de semana, a PM segue desenvolvendo a Operação Verão, iniciada no último dia 18 de novembro e que deve se estender até o final do mês de fevereiro de 2024.

O plano de policiamento da operação visa o reforço durante a alta temporada na capital e municípios da Região Metropolitana, abrangendo os principais balneários turísticos dos Litorais Norte e Sul de Alagoas.

A Operação Verão contempla também o reforço da segurança no Centro da cidade, com equipes distribuídas de domingo a domingo neste mês de dezembro, conforme o funcionamento das lojas, dando ênfase ao calçadão do Comércio, corredores de transportes e regiões adjacentes.

Neste período de alta temporada, as regiões Norte e Sul também contarão com uma viatura extra fixa no horário compreendido entre 8h às 20h e 8h à 1h da manhã, além do reforço de equipes do Batalhão de Trânsito (BPTran) nestas regiões.

A PMAL reforça seu compromisso de garantir a segurança da população alagoana, especialmente neste período de final de ano. A operação de reforço contará com um efetivo significativo de policiais militares, que estarão distribuídos em pontos estratégicos da capital e Região Metropolitana. A ação visa coibir ações delituosas e garantir a tranquilidade da população.