Política

Rodrigo Cunha propõe amplo programa de renegociação de dívidas para empresas

Estima-se que, no país, 6,6 milhões de empresas estão inadimplentes e com débitos

Por 7Segundos com Assessoria 26/12/2023 10h10 - Atualizado em 26/12/2023 10h10
Rodrigo Cunha propõe amplo programa de renegociação de dívidas para empresas
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) quer que as empresas brasileiras sejam beneficiadas com um amplo programa de renegociação de dívidas similar ao Programa Desenrola. Além das pessoas físicas, o índice de endividamento das empresas no Brasil é altíssimo. Estima-se que, no país, 6,6 milhões de empresas estão inadimplentes e com débitos. Por isso, o senador propôs oficialmente ao Governo Federal a criação do Programa Desenrola Brasil Empresas.

“Por possuir características próprias, o tratamento do endividamento de pessoas jurídicas necessita, além da urgência para sejam mantidos os empregos e o desenvolvimento econômico, de uma solução alinhada com as políticas públicas já promovidas pelos Ministérios, especialmente o Ministério da Fazenda e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços”, afirmou o senador alagoano nesta terça-feira (26).

Rodrigo foi o relator da Lei do Desenrola no Senado, ajudando a população a se livrar dos débitos e voltar a ter o nome limpo. Em alguns casos, as dívidas em atraso podem ser quitadas com descontos que chegam a cerca de 90%. Desde o lançamento do Desenrola Brasil, em 17 de julho de 2023, pelos menos 3,09 milhões de contratos de dívidas foram renegociados. Entre julho e novembro, foram renegociados R$ 22,4 bilhões em volume financeiro no Programa Desenrola Brasil. Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Programa beneficiou até agora 2,44 milhões de brasileiros e brasileiras.

"As pessoas estão endividadas e o Desenrola trouxe alívio para milhares de brasileiros e ajudou a aquecer a economia. Mas as empresas, que geram empresas e pagam impostos, também sofrem com superendividamentos. Renegociar dívidas empresariais é garantir postos de trabalho e geração de riquezas. Vou lutar para que seja criado urgentemente o Programa Desenrola Brasil Empresas", concluiu Cunha.