Acidentes

Equatorial e BRK lideram o ranking de empresas mais reclamadas em 2023 pelo Procon

Equatorial, BRK e Bradesco lideram a lista de empresas mais reclamadas

Por 7Segundos com Ascom Procon Maceió 02/01/2024 20h08 - Atualizado em 03/01/2024 10h10
Equatorial e BRK lideram o ranking de empresas mais reclamadas em 2023 pelo Procon
anking de empresas mais reclamadas no ano de 2023 - Foto: Ascom Procon Maceió

O Procon Maceió, vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras, registrou 8.779 reclamações durante o ano de 2023.

Ao todo, 972 fornecedores diferentes receberam alguma reclamação de consumidores, e destes, a Equatorial Alagoas, BRK e o Banco Bradesco lideram o ranking das empresas mais reclamadas.

Em dados fornecidos pela gerência de Atendimento do órgão, foi constatado que a Equatorial Alagoas foi a empresa mais reclamada, com 7,26% do total de reclamações.

Na segunda colocação, a BRK teve 5,64% das reclamações, destacando que os maiores problemas apontados pelos consumidores em relação às concessionárias de água e energia referem-se a cobranças indevidas, renegociação e parcelamentos de débitos e serviços não fornecidos.

Em terceiro lugar, o Banco Bradesco registrou 4,12% das reclamações, com problemas que envolvem cobranças indevidas e abusivas, renegociação e parcelamentos de débitos, e publicidade enganosa."Os registros apontam que a população de Maceió tem como principais demandas na área do consumo os serviços essenciais como água, energia e serviços bancários, que representam a necessidade real do consumidor. As empresas devem atentar para o aprimoramento do relacionamento com os consumidores, assim como do atendimento à legislação consumerista", pontua a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley.A divulgação é amparada no Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que determina aos órgãos públicos que fiscalizam as relações de consumo, a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços e ainda, é importante para que o Procon Maceió priorize a atuação na prevenção e repressão à lesão dos direitos dos consumidores de forma assertiva."Com esta divulgação, reforçamos o compromisso com a transparência e ressaltamos a importância dos consumidores registrarem suas reclamações nos canais oficiais do Procon Maceió", finaliza Cecília Wanderley.

Para mais informações ou dúvidas, o contato com o Procon Maceió pode ser feito pelo WhatsApp (82) 98882-8326 e ainda no 0800 082 4567.

Em nota, a Equatorial se manifestou: 

Sobre o balanço divulgado nesta terça-feira (02) pelo Procon Maceió, a Equatorial Alagoas ressalta que tem atuado intensamente para que as demandas provenientes dos clientes, sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solucionar os seus questionamentos. 

A concessionária informa que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. Ao fazer um comparativo com o ano de 2022, é possível notar uma redução de 19% no número total de reclamações apresentadas ao órgão no ano de 2023. 

A empresa ressalta que busca tratar a todas as ocorrências, além de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações. A Distribuidora possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. 

É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, que recentemente passou por uma atualização tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado.